Percepção Ambiental em uma Ação Pedagógica para Alunos do Ensino Médio em Juína-MT: Educação Ambiental em Foco

Autores

  • Victor Luiz Duarte Rigotti Universidade do Estado de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MT, Brasil.
  • Thaís Vasconcelos Silva Instituto Federal de Mato Grosso. MT, Brasil.
  • Maria Aparecida da Silva Alves Educação Básica. MT, Brasil.
  • Renata Freitag Universidade do Estado de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biodiversidade e Conservação – Rede Bionorte. MT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n2p126-131

Palavras-chave:

Poluição, Educação, Conscientização.

Resumo

A Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, em seu artigo 5º, recomenda como referência os Parâmetros e as Diretrizes Curriculares Nacionais, na inclusão da Educação Ambiental, em todos os níveis e modalidades de ensino, observando-se que deve haver a integração da educação ambiental às disciplinas de modo transversal, contínuo e permanente. Diante deste cenário, o presente trabalho teve como objetivo verificar a percepção de estudantes do Ensino Médio na identificação dos tipos de poluição encontrados em ruas, na cidade de Juína-MT. A atividade foi desenvolvida na Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel durante as aulas da disciplina de biologia no ano letivo de 2014. A pesquisa foi realizada com alunos do terceiro ano matutino. A turma foi dividida em três grupos, cada qual se comprometeu em fazer 40 imagens fotográficas com registros de poluição em quatro ruas urbanas. Todos os resultados foram tabelados e classificados em poluição do ar, da água, do solo e sonora. Esta pesquisa otimizou a relação entre os alunos e a sociedade, sendo uma excelente proposta para demais profissionais da educação. Portanto,  a educação é o ponto chave para o desenvolvimento sustentável, e que é preciso reestruturar o processo de ensino, rever as atitudes e o comportamento em busca do equilíbrio entre o Homem e a Natureza.

 

Palavras-chave: Poluição Urbana. Educação Ambiental. Sensibilização Ambiental.

 

Abstract

Law N°. 9,795 of April 27, 1999, which establishes a National Environmental Education Policy, in its article 5, as a reference to the National Curriculum Guidelines and Parameters, in the Inclusion of Environmental Education at all levels and observing that there must be an integration of the information to the disciplines in a transversal, continuous and permanent way. Given this scenario, the present work had the objective of identifying high school students in the identification of the types of media found in the city of Juína-MT. The class was developed at the State School Dr. Artur Antunes Maciel during biology classes in the academic year of 2014. The class was divided into three groups, each of which committed to make 40 photographic images with pollution records on four urban streets. The results were tabulated and classified as air, water, soil and noise pollution. This research optimized the relationship between students and society, being one of the proposals presented for the number of education professionals. Therefore, education is the key to sustainable development, which is necessary for the teaching process, to revise attitudes and behavior in search of the balance between Man and Nature.

 

Keywords: Urban Pollution. Environmental Education. Environmental Awareness.

Biografia do Autor

Victor Luiz Duarte Rigotti, Universidade do Estado de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MT, Brasil.

Biólogo, especialista em Gestão e Perícia Ambiental, mestrando em Ensino de Ciências e Matemática.

Thaís Vasconcelos Silva, Instituto Federal de Mato Grosso. MT, Brasil.

Graduada em Engenharia Agrícola e Ambiental, pós-graduação em Gestão da Produção e mestrando em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Maria Aparecida da Silva Alves, Educação Básica. MT, Brasil.

Bióloga, especialista em Gestão e perícia Ambiental, mestre em Recursos Hídricos. Professora da Rede Pública de Educação de Mato Grosso.

Renata Freitag, Universidade do Estado de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biodiversidade e Conservação – Rede Bionorte. MT, Brasil.

Graduada em Ciências Biológicas e Administração. Especialista em Gestão e Perícia Ambiental. Mestra em Recursos Hídricos e doutoranda em Biodiversidade e Conservação.

Referências

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Publicado

2019-06-27

Como Citar

RIGOTTI, Victor Luiz Duarte; SILVA, Thaís Vasconcelos; ALVES, Maria Aparecida da Silva; FREITAG, Renata. Percepção Ambiental em uma Ação Pedagógica para Alunos do Ensino Médio em Juína-MT: Educação Ambiental em Foco. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 126–131, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n2p126-131. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/5479. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos