Narrativas como Fontes Históricas Constituídas como Elementos Essenciais para Compreensão da História da Educação Matemática

Autores

  • Kátia Guerchi Gonzales Universidade Anhanguera - Uniderp. MS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n3p283-293

Palavras-chave:

Educação, Formação de Profesores, História da Educação Matemática

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a potencialidade do estudo de narrativas produzidas, intencionalmente, como fontes históricas para proporcionar a tessitura de compreensões sobre a História da Educação Matemática, bem como propiciar a partir dos elementos destacados outras possíveis investigações. Para isso, lança-se mão de depoimentos distintos constituídos por meio da História Oral. Ressaltam-se os procedimentos da História Oral com o intuito de explicitar o modo com que foram constituídas as narrativas utilizadas neste estudo e orientam, pela seguinte questão: ao ler as narrativas de trabalhos e de pesquisadores distintos, com perguntas e temas também distintos, mas pertencentes a um grupo comum e com uma metodologia em comum, o que se pode aprender sobre a História da Educação Matemática? A partir dessa indagação, apresentam-se vários elementos temáticos, destacados ,em uma análise hermenêutica. Ao final desta investigação se observa que mesmo criadas por outros pesquisadores, as narrativas além de serem potenciais para conhecer sobre a História da Educação Matemática, são também, fontes ricas e diversificadas para futuras pesquisas e objeto de trabalho valioso para futuros pesquisadores.

Palavras-chave: História Oral. História da Educação Matemática. Fontes de Pesquisa.

Abstract
This paper aims to reflect on the potential of the study of narratives produced intentionally as historical sources on a given theme - to provide the understanding of the History of Mathematics Education, as well as to provide, from the highlighted elements, other possible investigations. Thus, distinctive testimonies were used constituted through Oral History. It was highlighed the oral history procedures with the purpose of explaining the way in which the narratives used in this study were constituted and guided by the following question: When reading the narratives of works and of different researchers, with questions and also different themes, but belonging to a common group and with a common methodology, what can we learn about the History of Mathematics Education? From this question, i several thematic elements are presented, highlighted by us, in a hermeneutical analysis. At the end of our investigation it was observed that narratives, even when created by other researchers, can have potential to discovery more about the History of Mathematics Education and are also rich and diversified sources for future researches, therefore a valuable object of work for researchers.

Keywords: Oral History. History of Mathematics Education. Research Sources.

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Publicado

2018-09-30

Como Citar

GONZALES, Kátia Guerchi. Narrativas como Fontes Históricas Constituídas como Elementos Essenciais para Compreensão da História da Educação Matemática. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 283–293, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n3p283-293. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/5472. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos