A Presença da Etnomatemática em Cursos de Licenciatura em Educação do Campo: um Estudo Inicial

Autores

  • Línlya Sachs Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curso de Licenciatura em Matemática. PR, Brasil http://orcid.org/0000-0001-7826-686X
  • Jader Gustavo de Campos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curso de Licenciatura em Matemática. PR, Brasil
  • Larissa Gehrinh Borges Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curso de Licenciatura em Matemática. PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n3p363-370

Palavras-chave:

Educação Matemática, Etnomatemática, Educação do Campo, Formação de Professores.

Resumo

Neste artigo se teve como objetivo investigar a presença da etnomatemática nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Matemática, em funcionamento no Brasil, por meio de um estudo sobre o oferecimento de disciplinas, que abordem a etnomatemática. Com o conjunto de ementas destas disciplinas foi construído o corpus, que foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva, na tentativa de compreender, reunir e comunicar os sentidos que estes componentes curriculares selecionados apresentam em suas ementas. Concluiuse que, dos 37 cursos em funcionamento no ano de 2016, dos quais se teve acesso às ementas de 23, apenas oito cursos contemplam a temática da etnomatemática em seus componentes curriculares. Destes se tem que dois componentes curriculares, em suas ementas, fazem uma simples referência à etnomatemática; dois tratam da constituição da etnomatemática; três estabelecem relações entre matemática e cultura; dois abordam pesquisas realizadas em etnomatemática; e, por fim, cinco versam sobre as implicações pedagógicas da etnomatemática. Destaca-se a importância de estabelecer relações, durante a formação inicial, entre a etnomatemática e a prática do professor em sala de aula, para que isso não seja delegado a seu esforço individual, ao iniciar a docência. Indica se, também, a necessidade de conhecer como esses componentes curriculares têm sido trabalhados pelos professores formadores dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, em suas práticas.

Palavras-chave: Educação Matemática. Etnomatemática. Educação do Campo. Formação Inicial de Professores.

Abstract
In this paper, it was aimed to investigate the presence of ethnomathematics in bachelor’s degree (graduation) in Rural Education courses with specialization in Mathematics, in operation in Brazil, through a study on the offer of some disciplines that deal with ethnomathematics. With the set of these class curriculum components, the corpus, was constructed which was analyzed through the Discursive Textual Analysis, to understand, gather and communicate the meanings that these selected curricular components bring. It was concluded that of the 37 courses in operation, of which we had access to the curriculum of 23, only 8 courses bring the theme of ethnomathematics in their class curriculum components. Of these, 2 curricular components, in their components, make a simple reference to ethnomathematics; 2 of them deal with the constitution of ethnomathematics; 3 of them establish relations between mathematics and culture; 2 of them deal with research carried out in ethnomathematics; and finally, 5 of them deal with the pedagogical implications of ethnomathematics. It was emphasized the importance of establishing relations during the initial formation between ethnomathematics and the teacher’s practice in the classroom, so that this is not delegated to their individual effort, when beginning teaching. It was also indicated the need to know how these curricular components have been worked out by the teachers in these bachelor’s degree in Rural Education courses, in their practices.

Keywords: Mathematics Education. Ethnomathematics. Rural Education. Initial Teacher Training.

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Publicado

2018-09-30

Como Citar

SACHS, Línlya; SANTOS, Jader Gustavo de Campos; BORGES, Larissa Gehrinh. A Presença da Etnomatemática em Cursos de Licenciatura em Educação do Campo: um Estudo Inicial. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 363–370, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n3p363-370. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/5439. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos