Os Significados e Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

Autores

  • Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida
  • Maria Auxiliadora Marques Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n2p%25p

Resumo

Muito se tem discutido sobre as potencialidades do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC nos ambientes escolares. A temática do uso das TIC no cotidiano escolar está ancorada, quase sempre, no trabalho com o laboratório de informática e as possíveis realizações que ali ocorrem, podendo gerar leituras diferenciadas sobre aprendizagens construídas e determinadas nesse espaço. Nesse sentido, o presente artigo, por meio da pesquisa qualitativa bibliográfica, teve, como objetivo, analisar o uso das TIC no contexto educativo, uma vez que seu uso na escola precisa estar no interior da prática pedagógica do professor, como ferramenta necessária à prática docente. Assim, salienta-se a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas, que já é uma realidade, porém, a utilização desses recursos ainda não se materializou com destaque sobre efetivos resultados.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

DE ALMEIDA, Laura Isabel Marques Vasconcelos; VASCONCELOS, Maria Auxiliadora Marques. Os Significados e Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, n. 2, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2014v15n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/543. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos