A Participação de Licenciandos de Pedagogia em um Fórum de Discussão Acerca de Conhecimentos Matemáticos

Autores

  • Helenara Regina Sampaio Figueiredo Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, PR, Brasil.
  • Rui Marcos de Oliveira Barros Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação para a Ciência e a Matemática, PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n1p30-35

Palavras-chave:

Educação a Distância. Formação Inicial. Ambiente Virtual de Aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta uma análise acerca da participação dos licenciandos nos fóruns de duas disciplinas do curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade de Educação a Distância, ofertado pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. A pesquisa de doutorado concluída teve como objetivo geral investigar as habilidades matemáticas dos temas matemáticos “Espaço e Forma” e “Grandezas e Medidas”. Para responder aos problemas da pesquisa, foram analisados os materiais disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA do curso, identifcando a frequência dos licenciandos quanto à participação nos fóruns das disciplinas observadas e a análise dos registros escritos dos licenciados ao resolverem questões de conhecimentos matemáticos semelhantes à Prova Brasil. Nos relatos das entrevistas respondidas por doze licenciandos voluntários, foi questionado sobre a baixa participação deles no fórum. Os resultados apontam para as difculdades sentidas pelos estudantes o que, provavelmente, afeta a aprendizagem dos conteúdos. Discutem-se as funções do fórum e a teoria que propicia suporte ao uso dessa
ferramenta, que favorece plenamente a interação na EaD.

Palavras-chave: Educação a Distância. Formação Inicial. Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Abstract

This article aims to present an analysis about the participation of undergraduates in forums of two Pedagogy Degree course’s subjects, distance learning modality, offered by Universidade Estadual de Maringá - UEM. The doctoral research had as general objective to investigate the mathematical abilities of these students about the mathematical subjects “Space and Shape” and “Quantities and Measures”. In order to address the problems of the research, the material contents were analyzed available in the virtual learning environment (called AVA) of the course, identifying thus the undergraduates´ frequency regarding their participation in the forums of the disciplines which were observed, also the interactions of the research participants and the analysis of the written records of these undergraduate degree students in solving math questions similar to Prova Brasil. At the interviews reports answered by twelve volunteers , it was also questioned about their low participation in the forum. The results point out to the difculties experienced by the students in using the forums, which probably affects the content learning. It was discussed the forum functions and the theory that supports the use of this tool, which fully favors the interaction in distance learning.

Keywords: Distance Education. Initial education. Virtual Learning Environment.

Biografia do Autor

Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, PR, Brasil.

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática, docente do Programa de Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. Docente da Educação Básica. 

Rui Marcos de Oliveira Barros, Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação para a Ciência e a Matemática, PR, Brasil.

Docente do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá, docente do Programa de Pós -Graduação em Edcação para a Ciência e a Matemática

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Publicado

2018-03-30

Como Citar

SAMPAIO FIGUEIREDO, Helenara Regina; BARROS, Rui Marcos de Oliveira. A Participação de Licenciandos de Pedagogia em um Fórum de Discussão Acerca de Conhecimentos Matemáticos. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 30–35, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n1p30-35. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/5409. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos