Metadados em Objetos Digitais de Aprendizagem: Dois Casos de Literatura

Autores

  • Marcelo Francisco de Araújo Unopar, Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, PR. Brasil. http://orcid.org/0000-0002-8023-7125
  • Rodolfo Barroso Unopar, Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica. PR. Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2435-1425
  • Anderson Teixeira Rolim Unopar, Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica. PR. Brasil. http://orcid.org/0000-0003-4464-4249
  • Celso Leopoldo Pagnan Unopar, Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica. PR. Brasil. http://orcid.org/0000-0002-9063-9005

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n1p24-29

Palavras-chave:

Ensino, Objetos Digitais de Aprendizagem, Metadados, Literatura.

Resumo

Tradicionalmente centrados na fgura do professor, os contextos de ensino e de aprendizagem também são afetados, signifcativamente, pela introdução das TDIC no cotidiano. É nesse cenário que se destacam os Objetos Digitais de Aprendizagem. Na caracterização específca dos ODA, os metadados exercem função primordial. É a partir dessas instâncias, em que se organizam os sistemas digitais de busca e armazenamento de arquivos, que os ODA se diferenciam de outros objetos digitais disponíveis on-line. O presente trabalho verifca a caracterização dos metadados em dois objetos digitais de aprendizagem disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais, observando sua confguração, segundo dois diferentes padrões: IEEE-LOM e Dublin Core. Conclui-se apontando que a organização do Banco Internacional de Objetos Educacionais aponta para a valorização da interoperabilidade em sistemas de armazenamento e distribuição de conteúdo digital. A adoção do padrão Dublin Core tem vantagens signifcativas no que tange a interoperação de objetos digitais, facilitado pelo esquema básico com quinze elementos capazes de serem traduzidos para outros padrões.

Palavras-chave: Ensino. Objetos Digitais de Aprendizagem. Metadados. Literatura.

Abstract

Traditionally centered on the teacher’s fgure, the contexts of teaching and learning are also signifcantly affected by the ICT introduction in everyday life. It is in this scenario that the Digital Learning Objects stand out. In the specifc ODS characterization, the metadata exert a primordial function. It is from these instances, in which the digital systems of search and storage of fles are organized, that the ODA differentiate themselves from other digital objects available online. The present work verifes the metadata characterization in two digital learning objects available in the International Bank of Educational Objects, observing its confguration according to two different standards: IEEE-LOM and Dublin Core. It concludes by pointing out that the organization of the International Bank of Educational Objects points to the valorization of interoperability in digital content storage and distribution systems. The adoption of the Dublin Core standard has signifcant advantages in terms of the digital objects interoperation, facilitated by the basic scheme with ffteen elements capable of being translated to other standards.

Keywords: Teaching. Digital Learning Objects. Metadata. Literature.

Biografia do Autor

Marcelo Francisco de Araújo, Unopar, Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, PR. Brasil.

Professor, graduado pela Universidade Estadual de Londrina e aluno do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias.

Anderson Teixeira Rolim, Unopar, Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica. PR. Brasil.

Docente do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias.

Celso Leopoldo Pagnan, Unopar, Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica. PR. Brasil.

Docente do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias.

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Publicado

2018-03-30

Como Citar

ARAÚJO, Marcelo Francisco de; BARROSO, Rodolfo; ROLIM, Anderson Teixeira; PAGNAN, Celso Leopoldo. Metadados em Objetos Digitais de Aprendizagem: Dois Casos de Literatura. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 24–29, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n1p24-29. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/5408. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos