Sentimentos Vivenciados Pelo Pedagogo em Suas Interações com os Alunos na Escola

Autores

  • Luciane Guimarães Batistella Bianchini Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias
  • Mario Sergio Vasconcelos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis. SP. Brasil
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. PR, Brasil
  • Patricia Alzira Proscencio Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. SP. Brasil. Unopar. PR. Brasil
  • Renata Beloni de Arruda Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras
  • Bernadete Lema Mazzafera Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n4p355-362

Palavras-chave:

Afetividade. Interações. Pedagogo. Aluno. Escola.

Resumo

O pedagogo vivencia diversos sentimentos ao se relacionar com os alunos na escola. Pesquisadores apontam a importância em se estudar e refletir sobre a afetividade na escola, principalmente, no que diz respeito aos sentidos atribuídos a tais sentimentos, uma vez que poderá influenciar o modo como tais interações se constituem, bem como as percepções que cada pessoa constrói sobre si. Valendo-se destas ideias, problematiza-se para pesquisa: Como os sentimentos são percebidos pelo pedagogo em suas interações com os alunos na escola? A partir da perspectiva de Piaget, a pesquisa caracterizada como qualitativa na modalidade de estudo descritivo-interpretativo, objetivou identificar e analisar as significações dos sentimentos presentes na interação de 80 pedagogos com alunos, de 20 escolas da região de Londrina/PR. O plano para coleta de dados ocorreu em duas etapas: na etapa 1 foi realizada a observação da rotina do pedagogo e na etapa 2, o registro, em um Diário Virtual, de três questões para identificar as significações e os sentimentos do pedagogo em interação com o aluno. Verificou-se que os sentimentos decorrem em ideias que podem influenciar a atuação do pedagogo, seu modo de reflexão sobre o lugar que ocupa na escola, bem como a qualidade de interação para com os alunos.

Palavras-chave: Afetividade. Interações. Pedagogo. Aluno. Escola.

Abstract
The pedagogue experiences many feelings in his or her relationship with students at school. Researchers point out the importance of studying and reflecting about affectivity at school, mainly with respect to senses related to such feelings, as it may influence the way such interaction is constituted, as well as the perceptions each person makes about themselves. According to these ideas, the research proposes: How feelings are perceived by the pedagogue in his or her interaction with students at school? From Piaget’s perspective, our research, characterized as qualitative in descriptive and interpretative mode, aims to identify and analyze feelings meanings present in the interaction of eighty pedagogues with students of twenty schools from Londrina/PR. The plan for data collection took place in two stages: In stage 1 the pedagogue’s routine was observed and in stage 2, registration, in a Virtual Diary, of three questions to identify the pedagogue’s feelings and meanings in his or her interaction with students. It was verified that feelings come out in ideas that may influence the pedagogue’s performance, his or her reflection about his or her place in school as well as the quality of his or her interaction with students.

Keywords: Affectivity. Interaction. Pedagogue. Student. School.

Biografia do Autor

Luciane Guimarães Batistella Bianchini, Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Especialização em Psicopedagogia (UEL), Educação Infantil (UEL), Estimulação Precoce (CENTRO LYDYA CORYAT - Porto Alegre) e Educação Especial (ESAP), Mestrado em Educação (UEL) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Assis).
Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Assis). Atualmente, é docente do Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (UNOPAR) e docente convidada da UEL no curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia. Tem experiência na área de Educação nas modalidades da Educação Básica e Ensino Superior. Atua e pesquisa principalmente temas relacionados à prática educativa e formação de professor, a partir da perspectiva piagetiana sobre o desenvolvimento intelectual, afetivo e moral, processos simbólicos e intervenção com jogos.

Mario Sergio Vasconcelos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis. SP. Brasil

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (1978), mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1995), pós-doutorado em Processos Cognitivos pela Universidade de Barcelona (2003 e 2007) e Professor Livre-docente em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista(2007). Vice presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (SBPD-2006/2008), Diretor da Faculdade de Ciências e Letras de Assis/UNESP(2007/2011), Coordenador de Permanência Estudantil da UNESP e Presidente do Conselho Curador da Editora UNESP. As principais pesquisas estão direcionadas para as áreas de desenvolvimento humano (cognição, afetividade, brincar e criatividade) e construção de valores na educação.

Patricia Alzira Proscencio, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. SP. Brasil. Unopar. PR. Brasil

Possui graduação e bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (1999) e Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2015), Especialização em Metodologia da Ação Docente pela UEL (2008), em Arte-Educação pelo INSEP (2014), em Dança Educacional pelo CENSUPEG (cursando).  É mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Doutoranda em Educação pela UNESP (Campus Marília). Atualmente é docente na Universidade Norte Paraná – UNOPAR. 

Renata Beloni de Arruda, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras

Doutoranda em Letras - Estudos Literários, na Universidade Estadual de Londrina, com tese desenvolvida na área de Ensino de Literatura com ênfase em gênero (como categoria de análise). Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina, com dissertação na área de análise semiótica greimasiana aplicada ao texto literário. Licenciatura em Letras Português-Francês pela Universidade Estadual de Londrina e bacharelado em Turismo e Hotelaria pela Universidade Norte do Paraná. Experiência no Ensino Fundamental (anos finais) e Médio da educação básica na disciplina de Língua Portuguesa e em curso regular de Língua Francesa. Docência no Ensino Superior na área de Literatura, Produção e Interpretação Textual e na Pós-Graduação na área de Educação, ministrando disciplinas de compreensão Oral e Escrita, alfabetização e Letramento e Literatura Infantojuvenil.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella; VASCONCELOS, Mario Sergio; YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; PROSCENCIO, Patricia Alzira; ARRUDA, Renata Beloni de; LEMA MAZZAFERA, Bernadete. Sentimentos Vivenciados Pelo Pedagogo em Suas Interações com os Alunos na Escola. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 355–362, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n4p355-362. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/5297. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos