Transição entre os Ensinos Fundamental, Médio e Superior em São Paulo

Autores

  • Marlene Alves Dias Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática
  • Valdir Bezerra dos Santos Júnior Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática Universidade Federal de Pernambuco
  • Sirlene Neves de Andrade Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática Secretária de Educação do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n4p372-381

Palavras-chave:

Relações Institucional e Pessoal. Função. Transição na Educação Básica.

Resumo

O objetivo desse trabalho de pesquisa é identificar as relações institucionais e as marcas dessas sobre as relações pessoais esperadas dos estudantes na transição entre os Ensinos Fundamental (6 a 14 anos), Médio (15 a 17anos) e Superior. As análises se apoiam na Teoria Antropológica do Didático com destaque para as noções de: relação pessoal e institucional, praxeologias, ecologia dos saberes e níveis de codeterminação. Foram consideradas as análises das expectativas institucionais via documentos oficiais e das relações institucionais existentes, por meio de livros didáticos do Ensino Fundamental Anos Finais, Médio e do Ensino Superior, que dão uma visão geral de como essas relações sobrevivem, atualmente, no Brasil. As relações pessoais esperadas dos estudantes foram apresentadas por meio das questões do exame vestibular da Universidade de Campinas (Unicamp). Identifica-se nas análises dos documentos que na tentativa de adequar as orientações impostas da Lei de Diretrizes e Bases de 1996, muitas foram as adaptações nos documentos oficiais para ajudar professores e educadores na formação de cidadãos autônomos. Em relação ao conceito de função se identifica que seria interessante realizar a articulação dos conhecimentos desenvolvidos no Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, visando utilização dos mesmos como conhecimentos prévios disponíveis no Ensino Superior.

Palavras-chave: Relações Institucional e Pessoal. Função. Transição na Educação Básica.


Abstract
The objective of this research is to identify the institutional relationships and their marks on the students’ expected personal relations in the transition from Elementary School (6 to 14 years) to High School (15 to 17 years), then Higher Education. The analyzes are based on the Anthropological Theory of Didactics, highlighting the notions of personal and institutional relationship, praxeologies, ecology of knowledge and levels of codetermination. Analyzes of institutional expectations through official documents and institutional relationships were considered through textbooks of Elementary School, High School and Higher Education; they give an overview of how these relationships currently survive in Brazil. The students’ expected personal relations were presented through the “vestibular” exam (entrance exam to higher education) questions to Unicamp (University of Campinas). In the documents analyses, huge attempt was identified to adapt the guidelines imposed by the Law of Directives and Basis for National Education - LDB, 1996: there were many adaptations in the official documents to help teachers and educators shape up autonomous citizens. In relation to the concept of function, it was indentified that it would be interesting to carry out the articulation of the knowledge developed in Elementary School and High School, aiming to use them as prior knowledge available to Higher
Education.

Keywords: Institutional and Personal relationships. Function. Transition in Basic Education.

Biografia do Autor

Marlene Alves Dias, Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática

Professora do Programa de pós graduação da UNIAN

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Publicado

2018-01-22

Como Citar

DIAS, Marlene Alves; SANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos; ANDRADE, Sirlene Neves de. Transição entre os Ensinos Fundamental, Médio e Superior em São Paulo. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 372–381, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n4p372-381. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/5292. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos