Fatores que Afetam a Saúde Docente: Estudo Introdutório em uma Escola de Educação Básica de São Paulo

Autores

  • Leandro Ferreira de Melo Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Saúde na Infância e Adolescência. SP, Brasil.
  • Julia Bernardo Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Saúde na Infância e Adolescência. SP, Brasil.
  • Tatiane Clair Silva Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Saúde na Infância e Adolescência. SP, Brasil.
  • Denise De Micheli Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Saúde na Infância e Adolescência; e Departamento de Psicobiologia.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n4p438-443

Palavras-chave:

Professores. Políticas Educacionais. Rotina Escolar. Adoecimento Psíquico. Síndrome Burnout.

Resumo

A pesquisa buscou compreender quais fatores interferem na rotina escolar e na saúde docente.  Fizeram parte do estudo 30 professores do E.F II e Médio de uma escola pública de São Paulo. Tinha-se como hipótese que a rotina escolar é afetada não apenas por fatores intrínsecos a esta, mas também por fatores externos. Para alcançar os objetivos propostos, foi estruturado um questionário, a partir de elementos extraídos de pesquisas que abordaram a mesma problemática. Os resultados demonstraram que as principais questões citadas (em nível de frequências) pelos docentes se referiam à falta de políticas públicas para o magistério, como as de valorização do trabalho dos professores. Ficou evidenciado, ainda, que os fatores citados mais frequentemente pelos docentes contribuem para o descontentamento em relação as suas carreiras, interferindo de maneira significativa na rotina escolar e, possivelmente, no adoecimento mental dos mesmos. 

 

Palavras-chave: Saúde Docente. Adoecimento Docente. Rotina Escolar. Políticas Educacionais. Baixos Salários. 

 

Abstract

The public school, its routine and its subjects have been the targets of innumerable investigations, in order to understand the complex immersed  relationships in their daily lives. One of the widely discussed topics is about school routine and its implications for the teacher’s health. The present research was developed from this approach. It was therefore, sought to understand, which factors interfere in the school routine and teacher’s health. Thirty teachers were included in this study of Elementary School and High School of a public school in São Paulo. It was hypothesized that the school routine is affected not only by factors intrinsic to it, but also by external factors. To reach the proposal goals, a questionnaire was structured, based on elements extracted from research that approached the same problem. The results showed that the main mentioned questions (in frequency level) by teachers referred to the lack of public policies for the teaching, such as valuing teachers' work. It was also evidenced that the factors most frequently mentioned by the teachers contribute to the discontent in relation to their careers, interfering in a significant way in the school routine and possibly in the mental illness of the same ones.

 

Keywords: Teachers’ Health. Teachers’ illness. School Routine. Educational Policies. Low salary.

Biografia do Autor

Leandro Ferreira de Melo, Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Saúde na Infância e Adolescência. SP, Brasil.

Professor da rede pública de educação do estado e município de São Paulo. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo. Doutorando no Programa de Pós-Graduação: Educação e Saúde na Infância e Adolescência, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Ligado ao grupo de pesquisa: Centro Interdisciplinar de Estudos em Neurociência, Saúde e Educação na Adolescência. Orientadora: Profa. Dra Denise De Micheli.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

DE MELO, Leandro Ferreira; BERNARDO, Julia; SILVA, Tatiane Clair; DE MICHELI, Denise. Fatores que Afetam a Saúde Docente: Estudo Introdutório em uma Escola de Educação Básica de São Paulo. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 4, p. 438–443, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n4p438-443. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/5244. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos