Movimento Social e Espaços de Aprendizagens no Brasil: o Caso das Quebradeiras de Coco de Imperatriz no Maranhão

Autores

  • Rosyjane Paula Farias Pinto Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. RS, Brasil.
  • Neli Teresinha Galarce Machado Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. RS, Brasil.
  • Marcos Rogério Kreutz Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n3p336-343

Palavras-chave:

Mulheres. Movimento social. Aprendizagens. Quebradeiras de coco babaçu. Maranhão

Resumo

Este trabalho notabiliza os movimentos sociais como espaços de ensino e aprendizagem, tornando-se ambientes propícios para a construção de novos e significativos saberes de mulheres quebradeiras de coco babaçu em busca de maior autonomia e liberdade. O objetivo do estudo é conhecer a história das quebradeiras de coco, procurando compreender de que forma o movimento tem possibilitado a essas mulheres, por meio das atividades coletivas, a obtenção de novos saberes, bem como a concepção dessas mulheres quebradeiras sobre aprendizagem e ensino. O trabalho delineado é de caráter etnográfico, com análise qualitativa. Os resultados demonstram que o movimento social, enquanto espaço de ensino e aprendizagem, propicia às mulheres quebradeiras garantir uma identidade ressignificada, a partir das relações coletivas.

Palavras-chave: Mulheres. Movimento Social. Aprendizagens. Quebradeiras de Coco babaçu. Maranhão.

Abstract

This work marks the social movements as teaching and learning spaces, becoming good environments for the construction of new and significant knowledge of babassu coconut breakers women seeking a greater autonomy and freedom. This study aims to know the history of coconut breakers, trying to understand how the movement has enabled these women through collective activities to obtain new knowledge, as well as the conception of these women on learning and teaching. The outline of this work is of ethnographic character, with qualitative analysis. The results demonstrate that the social movement, as a space for teaching and learning, provides coconut breakers women a resiginized identity based on collective relations.

Keywords: Women. Social movement. Learning. Babassu coconut breakers. Maranhão

Biografia do Autor

Rosyjane Paula Farias Pinto, Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. RS, Brasil.

Licenciada em História pela Universidade Estadual do Maranhão, Mestrado em Ensino pelo Centro Universitário Univates (2015). Secretária Adjunta de Estado, professora da FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA, Servidora Pública da Prefeitura Municipal de Imperatriz e da Secretaria de Estado da Educação. 

Neli Teresinha Galarce Machado, Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. RS, Brasil.

Doutora em Arqueologia. Professora do Programa de Pós-graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Univates. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Marcos Rogério Kreutz, Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. RS, Brasil.

Doutor em Cências. Bolsista pós doc pela Capes no Programa de Pós-graduação em Ensino da Univates.

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Publicado

2018-09-30

Como Citar

FARIAS PINTO, Rosyjane Paula; MACHADO, Neli Teresinha Galarce; KREUTZ, Marcos Rogério. Movimento Social e Espaços de Aprendizagens no Brasil: o Caso das Quebradeiras de Coco de Imperatriz no Maranhão. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 336–343, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n3p336-343. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/5236. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos