Os Jovens de Americano do Brasil e a Perspectiva de projetos de Vida: Estudo de Caso

Autores

  • Sergio Caruso Universidade Católica de Goiás, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação; e Centro Universitário Alves Faria. GO, Brasil.
  • Leila Maria Ferreira Salles Centro Universitário Alves Faria. GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n1p64-72

Palavras-chave:

Jovens, Projetos de Vida, Americano do Brasil.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo investigar como os jovens do município de Americano do Brasil, interior do Estado de Goiás, constroem seus projetos de vida procurando identificar os eixos centrais, que os norteiam e sua relação com a localidade onde vivem. Para tanto foram realizados três grupos focais com jovens do município. O primeiro grupo foi constituído por jovens matriculados na escola local, o segundo grupo por jovens que apenas estavam trabalhando no momento da entrevista e o terceiro por jovens, que não estudavam e nem trabalhavam. Foi solicitado aos jovens que respondessem ao questionário socioeconômico e participassem dos grupos focais. Foi solicitado aos participantes, que se posicionassem nas entrevistas focais frente a suas expectativas de vida futura. Procurou-se incentivar a discussão entre eles. Os depoimentos foram organizados em categorias temáticas. Os posicionamentos e os eixos centrais, que norteiam a construção de seus projetos de vida refletem, predominantemente, as questões do cotidiano em que vivem e pelo qual transitam. Ao entender como esses jovens constroem seus projetos de vida, por meio de suas experiências e seus relacionamentos com a sociedade, esta investigação fez um registro das principais referências que norteiam esses projetos, destacando o trabalho como a diretriz principal para os projetos de vida desses jovens.

 

Palavras-chave: Projetos de Vida. Grupos Focais. Perspectivas de Futuro.

 

Abstract

This study aims to investigate how young people from the city of Americano do Brazil in the interior of the state of Goiás, construct their life projects in order to identify the central axes that guide them and their relationships with the locality where they live. For this purpose, three focus groups were carried with young people from the municipality. The first group consisted of young people enrolled in the local school, the second group by young people who were only working at the time of the interview and the third by young people who neither studied nor worked. These youths were asked to respond to a socioeconomic questionnaire and participate in focus groups. Participants were asked to take a stand in the focal interviews against their expectations of future life. They tried to encourage the discussion among  them. The statements were organized in thematic categories. The positions and the central axes that guide the construction of their projects of life reflect predominantly  the questions of the daily life in which they live and through which they transit. By understanding how these Young people construct their life projects, through their experiences and their relationships with society, this research made a record of  the main references that guide these projects, highlighting work as the main guideline for the life projects of these young people.

 

Keywords: Life Projects. Focus Groups. Future Prospects.

 

 

Keywords: Life Projects. Focus Groups. Future Prospects.

Biografia do Autor

Sergio Caruso, Universidade Católica de Goiás, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação; e Centro Universitário Alves Faria. GO, Brasil.

Mestrado

Desenvolvimento Regional

Referências

ARAÚJO, U. F. O que o jovem quer da vida? Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes. Apresentação à edição brasileira. São Paulo: Summus, 2009.

ARIÉS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BAUMAN, Z. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BOCK, A.M.B. A perspectiva sócio-histórica de Leontiev e a crítica à naturalização da formação do ser humano: a adolescência em questão. CEDES, v.24, n.62, 2004.

BRASIL. Atlas do Desenvolvimento Humano. 2013. Disponível em: http://atlasbrasil.org.br/2013/data/rawData/idhm-do-brasil.pdf

CAMARANO, A.A. Transição para a vida adulta ou vida adulta em transição? Rio de Janeiro: Ipea. 2006.

CATÃO, M.F. Projeto de vida em construção na exclusão/inserção social. João Pessoa: Universitária, 2001.

DAMON, W. O que o jovem quer da vida? Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes. São Paulo: Summus, 2009.

DAYRELL, J. O jovem como sujeito social. Brasília: UNESCO/MEC/ANPED, 2007.

DIB, S.K.; CASTRO, L.R. O trabalho é projeto de vida para os jovens? Cad. Psicol. Soc. Trabalho, v.13, n.1, p.1-15, 2010.

FREITAS, M.V. Juventude e adolescência no Brasil: referências conceituais. São Paulo: Ação Educativa, 2009.

GATTI, B.A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.

GUERREIRO, M.D.; ABRANTES, P. Transições incertas: os jovens perante o trabalho e a família. Lisboa: Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, 2007.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1992.

HAYASHI, M.C.; HAYASHI, C. R.; MARTINEZ, C. M. Estudos sobre jovens e juventude: diferentes percursos refletidos na produção científica brasileira. Educ., Soc. Culturas, n.27, 2008.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010/2015.

KLEIN, A.M.; ARANTES, V.A. Projetos de vida de jovens estudantes do ensino médio e a escola. Educ. Realidade, v.41, n.1, p.135-154, 2016.

LEÃO, G.; DAYRELL, J.T.; REIS, J.B. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educ. Soc., v.32, n.117, 2011.

LIMA, M. T. O. Entre tapas e beijos quais as possibilidades? Tessituras nas relações de gênero em uma escola do Ensino Fundamental II. São Paulo: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2013.

MACHADO, N.J. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escrituras, 2006.

PÁTARO, C.S.O. Sentimentos, emoções e projetos vitais da juventude: um estudo exploratório na perspectiva da teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. São Paulo: USP, 2011.

SALLES, L.M.F. Infância e adolescência na sociedade contemporânea: alguns apontamentos. Estudos Psicol., v22, 2005.

SALLES, L.M.F. Adolescência, escola e cotidiano: um discurso contrastante entre o genérico e o particular. Piracicaba: UNIMEP, 1998.

SANTOS, M.I. Projetos de vida e perspectivas futuras: um estudo sobre as representações sociais do tempo futuro presentes nos projetos de vida dos jovens. São Paulo: PUC, 2002.

SCHUTZ, A. Bases da fenomenologia. In: WAGNER, H. Fenomenologia e relações sociais: textos escolhidos de Alfred Schutz. Rio de janeiro: Zahar, 1979.

SERRÃO, M.; BALEEIRO, M. C. Aprendendo a ser e a conviver. São Paulo: FTD, 1999.

SILVA, T.T. Teoria cultural e educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

VELHO, G. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

Downloads

Publicado

2019-03-30

Como Citar

CARUSO, Sergio; SALLES, Leila Maria Ferreira. Os Jovens de Americano do Brasil e a Perspectiva de projetos de Vida: Estudo de Caso. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 64–72, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n1p64-72. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/5184. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos