A Avaliação Formativa e sua Função Reguladora: um Estudo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n1p82-88

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Avaliação Formativa, Regulação da aprendizagem.

Resumo

O presente estudo apresenta alternativas que podem ser exploradas, por professores, a fim de tornar a avaliação escolar um processo que contribua, adequadamente, ao ensino e à aprendizagem, tais como: o questionamento oral, a autoavaliação e a escrita avaliativa. Desse modo, o ato de avaliar vai além de certificar e atender as demandas burocráticas do contexto escolar. Por meio de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, realizou-se um recorte, com base no qual se buscou promover um diálogo entre as perspectivas de avaliação de autores, que versam a respeito de seu propósito formativo como contexto apropriado para favorecer a regulação da aprendizagem, especificamente, Hadji (1994), Santos (2008) e Allal (2010). Neste trabalho, se reconhece a função reguladora da avaliação formativa em que a ação do professor não se limita em verificar o aprendizado, mas trabalhar com o intuito de intervir no processo de aprendizagem e desenvolvimento do pensamento do aluno. Ao aluno não cabe somente observar o que acertou ou errou, em uma prova, mas participar e ser responsável pelo processo de regulação de sua aprendizagem. Dessa forma, o aluno se assume protagonista tanto na busca de diminuir as lacunas entre as expectativas e a realidade do seu aprendizado quanto no desenvolvimento das competências previstas no currículo escolar.

Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem. Avaliação Formativa. Regulação da aprendizagem.

Abstract

The present study presents alternatives that can be explored by teachers in order to make school evaluation a process that contributes adequately to teaching and learning, such as: oral questioning, self-evaluation and evaluative writing. Therefore, the act of evaluating goes beyond certifying and meeting the bureaucratic demands of the school context. Through a qualitative research of a bibliographical character, a cut was made, based on which, it was tried to promote a dialogue among the perspectives of authors’ evaluation that deal with their formative purpose as an appropriate context to favor the regulation of the learning, specifically, Hadji (1994), Santos (2008) and Allal (2010). In this work, we recognize the regulatory function of formative evaluation in which teacher action is not limited to verifying learning, but working with the intention of intervening in the learning process and the student’s  thinking development. The student does not only have to observe what was right or wrong in a test, but participate and be responsible for the process of regulating his or her learning. Thus, the student is assumed asthe protagonist both in the search to reduce the gaps between the expectations and the reality of his learning as well as in the  competences development foreseen in the school curriculum.

Keywords: Learning Assessment. Formative Evaluation. Learning Regulation.

Biografia do Autor

Cleiton Antonio Marino, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Matemática. PR, Brasil.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Possui especialização na área de Educação de Jovens e Adultos e de Educação Matemática e Ensino de Ciências, ambas pela UTFPR. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor Estatutário na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR) atua no Ensino Fundamental e Ensino Médio e nas áreas de Estatística e Matemática Financeira para o Ensino Profissionalizante. Possui experiência em Educação à Distância na função de Tutor Eletrônico no grupo educacional Kroton.

Tiago Ponciano Antunes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Matemática. PR, Brasil.

Mestrando do programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Formado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR-CP (2016), onde atuou como Bolsista do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Formado no curso técnico em Formação de Docentes pelo Colégio Estadual Cristo Rei, CECR (2012). Atuou como presidente da Associação Marianense Estudantil, AME. Tem interesses de pesquisa em análise da produção escrita de questões discursivas de matemática, avaliação da aprendizagem e ensino de matemática.

Marcele Tavares Mendes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Matemática. PR, Brasil.

Possui graduação em matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2003) , mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2014). Atualmente é professora adjunta da UTFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Londrina.

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Publicado

2018-03-30

Como Citar

MARINO, Cleiton Antonio; ANTUNES, Tiago Ponciano; MENDES, Marcele Tavares. A Avaliação Formativa e sua Função Reguladora: um Estudo. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 82–88, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n1p82-88. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/5159. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

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Artigos