Olhares Acerca do Letramento Digital: Perspectivas da Prática

Autores

  • Zuleica Aparecida Cabral Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Linguísticos. PR, Brasil.
  • Mariele A. Mickalski Universidade Estadual do Paraná, Curso de Letras - Espanhol. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n4p472-477

Palavras-chave:

Letramento digital, Leitura/escrita, Ensino de línguas

Resumo

A chegada das novas tecnologias e o aumento de informações advindos da globalização faz com que haja a necessidade de os indivíduos dominarem as tecnologias que se encontram presentes nas atividades cotidianas, seja no trabalho, na escola, na vida social. Para que isso seja possível, o ensino deve estar voltado para a promoção do letramento digital dos alunos, a fim de que eles saibam dominar e lidar com situações cotidianas, nas quais as novas tecnologias se encontram presentes. Neste norte se busca, neste trabalho, trazer as perspectivas de professores de línguas, atuantes na sala de aula, acerca do letramento digital a partir de uma pesquisa qualitativa. Isso porque se entende a relevância das tecnologias digitais no ambiente educacional, na utilização da leitura e da escrita para a autonomia e construção de saberes dos alunos. Portanto, para que os alunos saiam da escola cidadãos letrados digitalmente e capazes de se incluírem no vasto universo de tecnologias, em que se encontra a  sociedade atualmente, faz-se necessário a inclusão de práticas de letramento digital na escola e na formação de jovens e adultos.

 

Palavras-chave: Letramento Digital. Leitura/Escrita. Ensino de Línguas.

 

Abstract

The arrival of new technologies and the increase of information coming from globalization makes it necessary for individuals to master the technologies that are present in daily activities, either it at work, at school or in social life. For this to be possible,  teaching should be aimed at promoting pupils' digital literacy so that they are able to master and deal with everyday situations in which new technologies are present. Therefore,  in this study it was sought to bring the perspectives of language teachers, acting in the classroom, about digital literacy from a qualitative research. This is because the relevance  is understood of digital technologies in the educational environment, in the use of reading and writing for students' autonomy and knowledge construction. Therefore, in order for students to leave school digitally literate citizens capable of being included in the vast universe of technologies in which our society is today, it is necessary to include digital literacy practices in school and in the training of young people and adults.

 

Keywords: Digital Literacy. Reading/Writing. Language Teaching.

 

Biografia do Autor

Zuleica Aparecida Cabral, Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Linguísticos. PR, Brasil.

Possui graduação em licenciatura em letras Português/Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (1998). Especialização em Magistério da Educação básica com concentração em Língua Portuguesa. Mestre em Linguagem, Identidade e Subjetividade pela Universidade Estadual de Ponta Grossa , atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia e Educação, identidades e tecnologia, Práticas de letramentos/letramentos digitais, linguagem digital; Reflexão crítica. Desenvolve projeto "OLHARES REFLEXIVOS ACERCA DO LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DOCENTE" no qual coordena o GETEC - grupos de estudos sobre tecnologia. É co-orientadora de iniciação científica no projeto "APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE AUTOAPRENDIZAGEM E USO DE TECNOLOGIA À REALIDADE DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS DA UNESPAR – CAMPUS DE UNIÃO DA VITÓRIA". Atualmente é professora de Linguística no departamento de Letras/Espanhol na UNESPAR- campus de União da Vitória.

Referências

BARTON, D. Linguagem online: textos e práticas digitais. São Paulo: Parábola, 2015.

COSCARELLI, C.; RIBEIRO, A.E. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2011.

GÓMEZ, A.P. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.

MORAN, J.M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. São Paulo: Papirus, 2007.

PINHEIRO, R.C.; SOUSA, A.C.L. Letramento digital e desempenho acadêmico em cursos Ead via internet: uma relação de interferência? In: RIBEIRO, A.E. et al. Linguagem, tecnologia e educação. São Paulo: Peirópolis, 2010.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

XAVIER, C.A. As tecnologias e a aprendizagem (re)construcionista no Século XXI. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

CABRAL, Zuleica Aparecida; MICKALSKI, Mariele A. Olhares Acerca do Letramento Digital: Perspectivas da Prática. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 4, p. 472–477, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n4p472-477. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/5150. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos