Um Mapeamento das Dificuldades Encontradas pelos Alunos de Letras EaD no Trabalho com os Gêneros Multimodais na Escola

Autores

  • Eliza Adriana Sheuer Nantes Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. Londrina. PR.
  • Adriana Giarola Ferraz Figueiredo Anhanguera; e Secretaria de Educação do Estado do Paraná.
  • Antonio Lemes Guerra Junior Unopar, Ensino a Distância.
  • Juliana Fogaça Sanches Simm Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos da Linguagem; e Unopar, Ensino a Distância.
  • Ligia Fogolin Gargioni Unopar, Curso de Marketing e Propaganda.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n3p244-251

Palavras-chave:

Ensino. Gêneros multimodais. Fórum. Tecnologia. EaD.

Resumo

Esta pesquisa é vinculada ao projeto: “A exploração do fórum em ambiente virtual de aprendizagem enquanto ferramenta para o ensino” e, também, a um projeto de maior amplitude, “A formação de professores em cursos de licenciaturas EaD: do aprender com tecnologia ao ensinar com tecnologia”, ambos desenvolvidos junto à linha de pesquisa “Ensino de Linguagens e suas Tecnologias”, na Unopar, que tem por finalidade compreender as dificuldades envolvidas na abordagem de gêneros multimodais nas escolas de diferentes regiões, com base em um mapeamento dos problemas constatados por alunos da Educação a Distância, do Curso de Licenciatura em Letras. Para a coleta de dados se utilizou o fórum de uma disciplina específica, a partir de questionamentos direcionados por uma professora. Sob um viés metodológico predominantemente qualitativo, de caráter analítico descritivo, e com base em um aporte teórico ligado ao uso de recursos midiáticos na educação e, também, ao multiletramento, os resultados apontaram para três aspectos: (a) o uso inadequado da tecnologia; (b) a falta de estrutura necessária nas escolas; e (c) a necessidade de investimento no letramento digital dos professores. Foi possível concluir, assim, que os desafios para o trabalho com o multiletramento integram itens como: formação técnica, equipamentos, conexões, mudança de currículo, formação docente, culminando com a prática, em sala de aula, sendo tais aspectos evidenciados nas enunciações dos sujeitos da pesquisa, em suas postagens do fórum.


Palavras-chave: Ensino. Gêneros Multimodais. Fórum. Tecnologia. EaD.

Abstract
This work, associated to the project “The exploration of the forum in a virtual learning environment as a teaching tool”, and also to a larger project, “The teachers’ training in EaD undergraduate courses: from learning with technology to teaching with technology”, both developed under the line of research “Teaching of Languages and their Technologies”, at Unopar, aims to understand the difficulties involved in approaching multimodal genres in schools in different regions, based on a mapping of the problems found by distance education students, of the degree course in Languages. For the data collection, the forum of a specific discipline was used, based on questions directed by a teacher. Under a predominantly qualitative methodological bias, with a descriptive analytical character, and based on a theoretical contribution linked to the use of media resources in education and also to multiliteracy, the results pointed to three aspects: (a) the inadequate use of technology; (b) lack of necessary structure in schools; and (c) the need for investment in teachers’ digital literacy. It was possible to conclude, therefore, that the challenges for working with multiliteracies go through such items as technical training, equipment, connections, curriculum change, teacher’s training, culminating with classroom practice, and this was manifested in the enunciations of the research’s subjects, in his or her forum posts.

Keywords: Teaching. Multimodal Genres. Forum. Technology. Distance Education.

 

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

NANTES, Eliza Adriana Sheuer; FIGUEIREDO, Adriana Giarola Ferraz; GUERRA JUNIOR, Antonio Lemes; SIMM, Juliana Fogaça Sanches; GARGIONI, Ligia Fogolin. Um Mapeamento das Dificuldades Encontradas pelos Alunos de Letras EaD no Trabalho com os Gêneros Multimodais na Escola. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 244–251, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n3p244-251. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/5118. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos