Língua Espanhola em Curso de Educação Profissional Tecnológica: Possibilidades à Elaboração de Plano de Ensino Temático

Autores

  • Christopher Juan Carlos Martins Instituto Federal Goiano, Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica. GO, Brasil
  • Marcos Fernandes-Sobrinho Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Pós-Graduação de Educação para a Ciência. SP, Brasil.
  • Paula Silva Resende Fernandes Instituto Federal Goiano, Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica. GO, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n3p323-327

Palavras-chave:

Língua Espanhola. Disciplinas técnicas. Temas. Agropecuária.

Resumo

Pretende-se com a presente pesquisa estabelecer aproximações entre teoria e prática no ensino de Língua Estrangeira (LE), especificamente Língua Espanhola (E/LE), em um curso de Educação Profissional (EP). Como objeto de investigação foi selecionado  para o desenvolvimento desta pesquisa um curso técnico em agropecuária integrado ao Ensino Médio (EM) de um campus de Instituto Federal (IF), por ser atualmente o curso com maior número de alunos matriculados. Como procedimento metodológico foi empregada  a pesquisa documental e a análise de conteúdo. Esta pesquisa envolveu quatro fases distintas e objetivou levantar temas que possam iluminar, posteriormente, a elaboração de planos de ensino temáticos destinados ao ensino-aprendizagem de E/LE a estudantes do 3º ano do curso técnico em agropecuária integrado ao EM, em consonância com a discussão crítica das especificidades, particularidades do E/LE no contexto da EP à formação cidadã do educando. Para tal, realizou-se  o levantamento de temas categorizados pertinentes a três diferentes disciplinas técnicas (Produção Animal III, Culturas Perenes, Irrigação e Drenagem) do 3º ano do curso, constantes do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), e das necessidades latentes dos futuros profissionais, que ingressarão no mundo do trabalho, sem a pretensão de que a ele se subordinem acriticamente. Os resultados apontam no sentido de que os temas elencados propiciam atividades de leitura e de discussão na LE, bem como a participação dos envolvidos em situações comunicativas autênticas. Espera-se que os temas propostos nesta pesquisa possam contribuir como materiais de apoio para docentes de LE na elaboração de planos de ensino temáticos, visando um ensino menos estruturalista.

Palavras-chave: Ensino de Língua Espanhola. Educação Profissional Tecnológica. Plano de Ensino Temático. Ensino Médio Integrado.

Abstract
It is intended with the present research to establish approximations between theory and practice in the teaching of foreign language (LE), specifically Spanish Language (E/LE), in a Professional Education (PE) course. As research object, for the development of our research a technical course was selected in agriculture integrated into the High School of a campus of the Federal Institute (IF) because it is currently the course with the highest number of enrolled students . As a methodological procedure, documentary research and content analysis were used. This research involved four distinct phases and aimed at raising themes that could later illuminate the elaboration of thematic teaching plans for E/LE teaching and learning to students of the 3rd year of the agricultural technical course integrated to High School, in line with the critical discussion of the specificities, particularities of the E/LE i the context of the PE to the learners’s citizenship education . Therefore, survey was carried out of categorized themes pertinent to three different technical subjects (Animal Production III, Perennial Cultures, Irrigation and Drainage) of the 3rd year of the course, included in the Pedagogical Course Project (PPC), and the latent needs of future professionals who will enter the labor market, without the intention that they subordinate themselves uncritically. The results point out that the topics listed provide LE reading and discussion activities, as well as the participation of those involved in authentic communicative situations. It is hoped that the themes proposed in this research can contribute as materials to support LE teachers in the elaboration of thematic teaching plans, aiming at a less structuralist teaching.

Keywords: Teaching Spanish Language. Professional Technological Education. Thematic Teaching Plan. Integrated High School.

Biografia do Autor

Christopher Juan Carlos Martins, Instituto Federal Goiano, Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica. GO, Brasil

Aluno do curso técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano. Aluno bolsista PIBIC.

Marcos Fernandes-Sobrinho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Pós-Graduação de Educação para a Ciência. SP, Brasil.

Marcos Fernandes Sobrinho é Doutor em Educação em Ciências e Matemática; e Mestre em Ensino de Ciências, na modalidade Ensino de Física, pela Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e bacharelado em Administração pela Faculdade de Administração de Brasília (FAAB). Atualmente realiza estudos de Pós Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, da Faculdade de Ciências, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (PPGE/FC/Unesp/Bauru). Participou da Escola de Física do Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire (CERN) [Centro Europeu de Pesquisas Nucleares], em Genebra/Suiça. É professor D-IV (Associado I) do quadro de pessoal permanente na área de Física, e é coordenador para o Curso Técnico em Biotecnologia integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Goiano. Presta assessoria ao MEC/Inep em processos de avaliação em Programas de Políticas Públicas Educacionais como o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2018), tendo participado do processo de avaliação com emissão de pareceres técnicos de obras de Física e de Matemática. É membro de conselhos consultivos e(ou) editoriais de periódicos especializados (nacionais e internacionais) na área da Educação e do Ensino. É membro da Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade (AIA-CTS), com sede em Aveiro/Portugal, da Associação Brasileira de Pesquisa em educação em Ciências (Abrapec), e da Sociedade Brasileira de Física (SBF - Divisão de Ensino de Física). Possui 04 livros, além de artigos científicos publicados em periódicos especializados na área de Ensino, Educação e Políticas Públicas. Participa de projetos de pesquisa nacionais e internacionais e é líder de grupo de pesquisa/CNPq intitulado Educação Científica, Avaliação e Materiais de Ensino (EduCAME), além de integrar outros grupos em projetos de cooperação com instituições nacionais e internacionais. 

Paula Silva Resende Fernandes, Instituto Federal Goiano, Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica. GO, Brasil

Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Servidora do quadro permanente de pessoal docente do Instituto Federal Goiano, campus Urutaí. Atualmente, atua na instituição como professora de Língua Espanhola dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Tem interesse em pesquisas relacionadas à avaliação, incluindo-se os exames em larga escala, ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, especialmente Língua Espanhola, e formação de professores.

Referências

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Publicado

2018-09-30

Como Citar

MARTINS, Christopher Juan Carlos; FERNANDES-SOBRINHO, Marcos; FERNANDES, Paula Silva Resende. Língua Espanhola em Curso de Educação Profissional Tecnológica: Possibilidades à Elaboração de Plano de Ensino Temático. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 323–327, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n3p323-327. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/5088. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos