O Processo de Avaliação e a sua Importância para a Aprendizagem

Autores

  • Pedro Ribeiro de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n3p%25p

Resumo

Este trabalho teve por objetivo investigar o método de avaliação da aprendizagem dos alunos adotado no Curso de Tecnólogo em Logística da Faculdade Pitágoras, unidade de Contagem, Minas Gerais, e a sua contribuição para a aprendizagem, por meio da aplicação de um questionário semiestruturado. No ponto de partida de estudo, foram avaliadas três abordagens: dados pessoais, método de avaliação e a contribuição que o método de avaliação adotado tem proporcionado para a aprendizagem dos alunos. A revisão teórica focou abordagens voltadas para o método de avaliação. A metodologia foi qualitativa e o método descritivo: estudo de caso. Para análise dos dados, adotou-se a representação por gráficos, que abrangeu todas as questões do questionário. O resultado evidenciou que o principal método de avaliação adotado no curso é a prova. No entanto, outros métodos de avaliação para contribuição da aprendizagem foram apontados, tais como: visita técnica, fórum de discussão, seminário, dentre outros.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

DE CARVALHO, P. R. O Processo de Avaliação e a sua Importância para a Aprendizagem. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, n. 3, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2014v15n3p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/505. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos