Tecnologia na Formação Continuada: uma Experiência com Tarefas Investigativas para Ensino de Geometria

Autores

  • Nielce Meneguelo Lobo da Costa Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil.
  • Maria Elisabette Brisola Brito Prado Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil.
  • Samira Fayez Kfouri Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n2p119-125

Resumo

Este artigo objetiva discutir a pesquisa empreendida em um processo de formação continuada de professores de matemática com foco no uso de tecnologia em tarefas investigativas para ensino de Geometria Espacial de Posição. A fundamentação teórica, quanto ao processo formativo, veio das ideias de Imbernón sobre formar o professor na e para a mudança, de Zeichner sobre reflexão coletiva e de Mishra e Koehler sobre o modelo TPACK. A pesquisa, de cunho qualitativo, na acepção de Bogdan e Biklen, se desenvolveu em uma formação continuada com seis encontros de quatro horas de duração com a participação de nove professores. A intenção foi propiciar aos professores a vivência de situações didáticas com tecnologias, especificamente o software Cabri 3D, de modo que refletissem sobre os processos de ensino e aprendizagem de geometria. A coleta de dados foi feita por observação direta, gravação em áudio e vídeo dos encontros e pelos registros produzidos pelos participantes. A análise interpretativa dos dados neste artigo foca no episódio relativo à tarefa “Quadrilátero Reverso”, que permitiu observar indícios de reflexão e de reconstrução de conhecimentos sobre o conteúdo matemático. Tais constatações evidenciaram que os professores pesquisados tiveram oportunidade de construir o conhecimento tecnológico do conteúdo, de acordo com os níveis do modelo TPACK. Concluíse que atingir este nível de conhecimento é um processo complexo, pois depende da habilidade de integrar diversos conhecimentos. Finalmente, indica-se que isso não ocorre de imediato, requerendo um contínuo aprendizado do professor inclusive sobre a própria prática docente.


Palavras-chave: Educação Continuada. TPACK. Reconstrução da Prática. Geometria Espacial. Cabri 3D.


Abstract


This article aims to discuss the research carried out in a continuing Mathematics Teachers’ education process focusing on the use of technology in investigative tasks for the teaching of Spatial Position Geometry. The theoretical basis for the formative process originated from Imbernón’s ideas on Teachers’ education in and for change, from Zeichner’s ideas on collective reflection and from Mishra and Koehler’s on the TPACK model. The qualitative research, in the Bogdan and Biklen’s sense, was developed in a Continuing Teachers’ education process with six meetings lasting four hours each with nine teachers participants. The intention was to provide teachers with the didactic situations experience within technologies, specifically Cabri 3D software, so that they couldreflect on geometry teaching and learning processes. The data collection was performed by direct observation, meetings’ audio and video recording and through the participants’ notes. The interpretative data analysis focuses on the episode related to the “Skew Quadrilateral” task that allowed to observe the evidence of reflection and reconstruction of mathematical content knowledge. These findings revealed that the researched teachers had the opportunity to build the technological content knowledge, according to the TPACK model levels. It is concluded thus why it is a complex process to reach such levels, once it depends on the ability to mix and converge different kinds of knowledge. Finally, it is pointed out that such processes do not occur immediately, requiring acontinuous learning effort about the teaching practice itself.

Keywords: Continuing Education. TPACK, Practice Reconstruction. Spatial Geometry. Cabri 3D.

Downloads

Publicado

2017-07-24

Como Citar

COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito; KFOURI, Samira Fayez. Tecnologia na Formação Continuada: uma Experiência com Tarefas Investigativas para Ensino de Geometria. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 119–125, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n2p119-125. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4998. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos