A Percepção dos Alunos Frente ao Papel do Professor e a Questão da Indisciplina no Ensino Superior

Autores

  • Vinícius Lopes Salvi Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR. Brasil.
  • Irene Lopes Salvi Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR. Brasil.
  • Okçana Battini Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n2p108-114

Resumo

Estudos apontam a questão da indisciplina, em sala de aula, como um grande desafio no contexto escolar. Porém, poucos estudos discutem a questão da indisciplina nas salas de aula do Ensino Superior. Assim, este artigo tem como objetivo identificar, a partir da percepção dos alunos a existência ou não da relação entre a indisciplina em sala de aula e a autoridade do professor no Ensino Superior. Neste sentido, procurou-se primeiramente compreender a questão da autoridade docente e sua relação com a indisciplina com base nas contribuições de Novais (2004), Aquino (2003), Gallandm (2010) e Morais (2001). A pesquisa foi realizada tendo como base uma abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, sendo o instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado com 64 alunos formandos do curso de Administração de uma Universidade privada. Na percepção dos alunos, os fatores determinantes da indisciplina, em sala de aula, estão centrados na forma como o professor se posiciona, apontando que estes podem reduzir a indisciplina, em sala de aula, a partir de aulas mais dinâmicas e posicionamento com maior autoridade. Levantou-se também que, na visão dos alunos, a autoridade do professor é conquistada pelo domínio do conteúdo, pela boa entonação de voz e, principalmente, por atitudes que controlem a indisciplina em sala de aula, como a punição dos alunos, que não seguem as regras preestabelecidas no ambiente de aprendizagem. Assim, identificou-se que a postura do professor faz com que este tenha autoridade ou não em sala de aula e que isso influencia, diretamente, no nível de indisciplina em sala de aula. A indisciplina no espaço de ensino denota a perda da autoridade do professor, aspecto que foi apontado nas falas dos discentes entrevistados, tendo em vista que o professor precisa retomar sua autoridade, ficando evidente nas colocações que os alunos universitários esperam uma postura autoritária do professor para conduzir as aulas de maneira mais produtiva.

Palavras-chave: Autoridade. Indisciplina no Ensino Superior. Sala de Aula. Autoritarismo

Abstract
Studies associate the indiscipline issue in the classroom as a major challenge in the school context. However, few studies discuss the indiscipline issue in higher education classrooms. Thus, this article aims to identify, from the students’ point of view whether or not the relationship between indiscipline in the classroom and the Professor’s authority in higher education. Therefore, it wastried to first understand the teaching authority issue and its relationshipto discipline based on the contributions of Novais (2004), Aquino (2003), Galland (2010) and Morais (2001). The survey was carried out based on a qualitative approach, through a case study, using a semi-structured questionnaire with 64 course Administration Private University’ graduate students in the northern Paraná. According to the students’ point of view the the indiscipline determiants in the classroom are focused on how the teacher stands, indicating they may reduce indiscipline in the classroom from more dynamic classes and positioning with greater authority. It was also raised that, according to the students, the Professor’s authority is gained through the content domain by using a good tone of voice and mainly attitudes that control the classroom indiscipline such as students’ punishment who do not follow the predetermined rules at the learning environment. Thus, it was found out that the Professor’s position allows the same to have control or not overthe classroom and that this attitude directly influences the classroom indiscipline level. Indiscipline in the educational environment conveys a message that the Professor lost the authority, which was appointed in the students’ speeches interviewed, due to the fact that the Professor must regain his or herauthority,and it is evident according to the college students’ opinions that they expect a Professor’s authoritarian in order toto conduct classes more productively.

Keywords: Authority. Indiscipline. Classroom. Authoritarianism

Downloads

Publicado

2017-07-24

Como Citar

SALVI, Vinícius Lopes; SALVI, Irene Lopes; BATTINI, Okçana. A Percepção dos Alunos Frente ao Papel do Professor e a Questão da Indisciplina no Ensino Superior. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 108–114, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n2p108-114. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4995. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos