As Representações Sociais de Graduandos no Curso de Pedagogia Sobre o “Ser Professor” de Ciências nos Anos Iniciais

Autores

  • João Luis Dequi Araújo Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática. PR, Brasil
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática. PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n2p252-262

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Formação de Professores, Senso comum

Resumo

O professor oriundo da licenciatura em Pedagogia, geralmente, possui dificuldades para ensinar Ciências, devido à formação deficiente e fragmentada, desta maneira, escolas e universidades são lugares capazes de compartilhar conhecimentos de senso comum e científicos atuando como geradoras de Representações Sociais. O presente trabalho tem por objetivo investigar as Representações Sociais sobre o ser professor de Ciências para os anos iniciais que os licenciandos em Pedagogia de uma Universidade pública do Paraná possuem. Foram utilizadas as técnicas de evocação livre de palavras e questionário como instrumentos de coleta de dados. Utilizou-se a análise de conteúdo e a categorização em elementos centrais e periféricos das Representações Sociais. Identificou-se que a representação social do ser professor envolve, principalmente, o ensinar e o aprender, em um contexto tradicional, de modo que seu o núcleo faz referência à palavra conhecimento e aos elementos periféricos aos conteúdos curriculares na área das Ciências Naturais. Reconheceu-se também que ao comparar as Representações Sociais dos graduandos das séries iniciais e finais do curso de Pedagogia as mesmas se mantiveram.

Palavras-chave: Ensino. Formação de Professores. Senso Comum. 

Abstract

Teachers who come  from Pedagogy degrees usually have difficulties  teaching sciences, because of their weak and fragmented preparation in this subject, and thus, schools and universities are places able to share common sense and scientific knowledge acting as social representations generators. This study aims to investigate the social representations about being a teacher Science for the first school years, that undergraduates in Pedagogy in one of Paraná Public university have. The analyses techniques of word free recall and questionnaire as data collection tools  were used for the content analysis in affirmative and categorization in central and peripheral elements of social representations. It was identified that the social representation of being a teacher primarily involves teaching and learning in a traditional context, so that his or her core refers to word knowledge in the act of transmitting it and the peripheral elements to the curriculum content area in Natural Sciences. It was also recognized that when comparing the students’ social representations in the initial years and the last years of the graduation remained the same.

Keeywords: Teaching. Teacher’s Training. Common Sense

Biografia do Autor

João Luis Dequi Araújo, Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática. PR, Brasil

Formado em Licenciatura em Ciências e Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM/UEM.

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática. PR, Brasil

Professor do Departamento de Ciências e do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciências e a Matemática.

Referências

AUGUSTO, T.G.S.; AMARAL, I.A. A formação de professoras para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora. Ciênc. Educ., v.21, n.2, p.493-509, 2015.

ANTUNES, H.S.; OLIVEIRA, V.F.O.; BARCELOS, V.H.L. Imaginário, representações socias e formação de professores(as): entre saberes e fazeres pedagógicos. Rev. Educ., v.29. n.2. p.51-66, 2004.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BERGER, P.L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1983.

CUNHA, M.I. (Org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2007.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A. Metodologia do ensino de ciência. São Paulo: Cortez, 1990.

DOTTA, L.T.T. Representações sociais do ser professor. Campinas: Alínea, 2006.

DUCATTI-SILVA, K.C. A formação no curso de pedagogia para o ensino de ciências nas séries iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, 2005.

FERREIRA, V.C.P. et al. A Representação Social do trabalho: uma contribuição para o estudo da Motivação. Estação Cient., v.1, p.1-13, 2005.

FOREST, N.A.; WEISS, S.L.I. Cuidar e educar: perspectivas para a prática pedagógica na educação infantil. Rev. Leonardo Pós, v.1, p.41-45, 2003.

GATTI, B.A. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. Campinas: Autores Associados, 2000.

INEP. ENADE: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, relatório síntese, Pedagogia- Licenciatura. 2011.

JODELET, D. Representações Sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Org.). As representações sócias. Rio de Janeiro: Eduerj, 2001. p.17-44.

LIMA, R.S.; CÂNDIDO JUNIOR, J. C. A importância do componente socioeconômico para o estudo e elaboração de planos de manejo de unidades de conservação. Rev. Faz Ciência, p.61-78, 2005.

KRASILCHIK, M. Reformas e realidadeo caso do ensino das ciências. São Paulo Perspectiva, v.14, n.1, p.85-93, 2000.

MAGALHÃES JÚNIOR, C.A.O.; TOMANIK, E. A. Representações sociais e direcionamento para a Educação Ambiental na Reserva Biológica das Perobas, Paraná. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 17, p. 227-248, 2012.

MAGALHÃES JÚNIOR, C.A.O.; TOMANIK, E. A. Representações Sociais de Meio Ambiente: subsídios para a formação continuada de professores. Ciênc. Educ., v.19, p.181-199, 2013.

MINAYO, M.C.S.; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cad. Saúde Públ., v.9, n.3, p. 239-262, 1993.

OVIGLI, D. F. B.; BERTUCCI, M.C.S. O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Anais. Ponta Grossa: UTFPR, 2009, p.1595- 1612.

PIMENTA, S.G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S.G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1996.

PEREIRA, A.L.F. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde, Cad. Saúde Pública, v.19, n.5, p.1527-1534, 2003.

SÁ, C.P. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998.

SÁ, C. P. Núcleo das representações sociais. Rio de Janeiro: Vozes; 1996.

SOUZA, A.P.; JOSÉ FILHO, M. A importância da parceria entre família e escola desenvolvimento educacional. Rev. Iberoam. Educ., n. 44/47, p.1-8, 2008.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

ARAÚJO, J. L. D.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. de O. As Representações Sociais de Graduandos no Curso de Pedagogia Sobre o “Ser Professor” de Ciências nos Anos Iniciais. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 252–262, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n2p252-262. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4968. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos