Transformando as Aulas de História em um Campo de Pesquisa: Relato de Experiência com Alunos do Ensino Fundamental na Disciplina de História

Autores

  • Fernando Colomby Pieper
  • Jordana Alves Pieper

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n3p%25p

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre o uso da teoria de aprendizagem por experiência e da metodologia de Aprendizagem por Descoberta no ensino de História, entendendo esse método como uma forma de proporcionar aos alunos momentos que os incentive a aprimorar seus conhecimentos. Para tanto, esse trabalho explana uma experiência vivida com alunos do Ensino Fundamental II na disciplina de História. Nela, os alunos deixaram suas classes e a sala de aula para adentrar o campo da pesquisa histórica. Motivados pelas comemorações de 200 anos da cidade de Pelotas, os discentes foram instigados a investigar a história de um dos casarões antigos da cidade, que permanecia no esquecimento. Os alunos foram além do objetivo central que consistia em conhecer e valorizar a história do município, uma vez que desenvolveram uma pesquisa tão interessante que culminou na elaboração de um livro intitulado “Casa Grande: um patrimônio a ser preservado”.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

PIEPER, Fernando Colomby; PIEPER, Jordana Alves. Transformando as Aulas de História em um Campo de Pesquisa: Relato de Experiência com Alunos do Ensino Fundamental na Disciplina de História. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, n. 3, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2014v15n3p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/496. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos