Avaliação no Ensino Superior: um Estudo Exploratório Sobre as Percepções e Emoções dos Alunos

Autores

  • Ada Magaly Matias Brasileiro Faculdade Pitágoras. MG, Brasil
  • Sara Rodrigues de Andrade Souto Faculdade Pitágoras. MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n4p472-479

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem Escolar. Emoção. Ensino Superior. Tipos de Avaliação.

Resumo

Avaliação da aprendizagem é um tema que tem merecido muita atenção no contexto escolar. Teoricamente, a avaliação é hoje compreendida como algo inerente aos processos de ensino/aprendizagem, cuja função deve ser sempre diagnóstica, considerando a singularidade do indivíduo. Na prática, contudo, são muitos os aspectos questionáveis, dentre estes, o estado emocional no qual um estudante se envolve, no momento da avaliação, o que interfere em seu desempenho. Ao abordar avaliação, este artigo traz um estudo feito a partir de uma pesquisa exploratória com alunos de três cursos de uma Instituição de Ensino Superior de Belo Horizonte, com o objetivo de compreender quais emoções os alunos do Ensino Superior têm ao fazerem uma avaliação somativa. Os resultados mostram que emoções negativas como tensão, preocupação e nervosismo são preponderantes no processo avaliativo do Ensino Superior, especialmente, intensificadas no momento da prova somativa, o que é justificado pelos alunos em virtude do caráter de teste ameaçador, classificatório e punitivo.

Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem Escolar. Emoção. Ensino Superior. Tipos de Avaliação.


Abstract
Learning evaluation is a subject which deserves much attention in the school context. Theoretically, it is now understood as something that is inherent to teaching-learning processes, and whose function must always be diagnostic, regarding the individual particularities. In practice, however, there are many questionable aspects, among them the emotional state in which the student gets involved by the time of the evaluation and that interferes on his or her performance. When approaching this theme, this study is based on an exploratory research with three students from a High Education School in Belo Horizonte, which aimed to analyze the different kind of emotions high education students reveal when taking a summative evaluation. The results have shown the presence of negative emotions during High Education Evaluation Process, justified by the threatening, classificatory and punishing atmosphere that it brings.

Keywords: School Learning Evaluation. Emotion. High Education. Kinds of Evaluation.

Biografia do Autor

Ada Magaly Matias Brasileiro, Faculdade Pitágoras. MG, Brasil

Graduada em Letras (Português, Inglês e Literaturas); especialista em Língua Portuguesa, Didática e Tecnologia do Ensino Superior e Linguística, mestra em Língua Portuguesa e doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas. Atualmente é professora assistente da Faculdade Pitágoras e atua nas pós-graduações de várias instituições mineiras. Dedica-se às áreas de Metodologia Científica e Linguagem, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de produção de texto, linguística textual, discurso docente, interacionismo, metodologia e pesquisa científica. É autora dos livros: "Manual de Produção de Textos Acadêmicos e Científicos", "Estilo e Método" e de outras publicações que abrangem os temas linguagem e metodologia, sobre os quais também produz material didático, para o Ensino a Distância.

Sara Rodrigues de Andrade Souto, Faculdade Pitágoras. MG, Brasil

Acadêmica do curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras.

Downloads

Publicado

2018-01-22

Como Citar

BRASILEIRO, Ada Magaly Matias; SOUTO, Sara Rodrigues de Andrade. Avaliação no Ensino Superior: um Estudo Exploratório Sobre as Percepções e Emoções dos Alunos. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 472–479, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n4p472-479. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4948. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos