Concepções de Professores em Avaliação e Educação Matemática: “Encontros e Desencontros”

Autores

  • Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n3p%25p

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar, analisar e estabelecer relações entre as concepções dos professores em Avaliação e Educação Matemática, revelando os possíveis encontros e desencontros dessas relações. A base teórica revela a posição por um ensino da Matemática e sua aprendizagem mais dinâmica e significativa, e que a formação de professores deve suscitar a necessidade de rever as próprias concepções e adotar novas posturas nas formas de avaliar, com a finalidade de se integrar ao trabalho pedagógico que assegure a aprendizagem dos alunos, em busca da superação das práticas tradicionais de ensino. Na presente pesquisa, utilizou-se a abordagem metodológica qualitativa com análise interpretativa. A coleta de dados foi realizada com a aplicação de questionários abertos e entrevistas semi-estruturadas, com quatro professores Licenciados em Matemática, que atuam no ensino Fundamental, numa escola pública de Cuiabá, MT. Os resultados demonstram que o conjunto das ações pedagógicas dos sujeitos analisados está pautado em teorias epistemológicas bem definidas, que nos permitem afirmar que, entre as concepções de Avaliação e as de Educação Matemática, existem relações que revelam encontros e desencontros e implicações para o processo de ensino e de aprendizagem, além da necessidade de mudanças para reelaboração de novas concepções e, consequentemente, a busca de práticas mais construtivistas de Avaliação e Educação Matemática .

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

DE ALMEIDA, L. I. M. V. Concepções de Professores em Avaliação e Educação Matemática: “Encontros e Desencontros”. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, n. 3, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2014v15n3p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/494. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos