Saberes Docentes: Dialogando com Tardif, Pimenta e Freire

Autores

  • Osmarina Block
  • Rita Buzzi Rausch

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n3p%25p

Resumo

Partindo do princípio que o professor estrutura e orienta sua própria prática, sendo dela sujeito e a ela atribuindo sentidos de acordo com os seus conhecimentos, esta pesquisa objetiva desvelar contribuições das ideias de Tardif (2004), Pimenta (2000) e Freire (2009) acerca dos saberes docentes à formação inicial de professores. De cunho qualitativo, caracteriza-se segundo seu objetivo, como descritiva, tendo adotado como procedimento a pesquisa bibliográfica. Infere-se que para os autores em estudo, os saberes docentes encontram na etapa da formação inicial para a docência um campo produtivo e necessário para a geração de conhecimentos, requerendo que o futuro professor seja capaz de identificá-los, compreendê-los e a partir disto legitimá-los por meio da ação prática educativa. Assim, os saberes da formação profissional, disciplinares, curriculares e experienciais de Tardif (2004); os saberes da experiência, do conhecimento, os saberes pedagógicos de Pimenta (2000) e os saberes necessários à prática educativa de Freire (2009): não há docência sem discência, ensinar não é transferir conhecimento e ensinar é uma especificidade humana, formam um aporte teórico que contribui para reflexões que anseiam ampliar o entendimento de que ser professor requer a apropriação de conhecimentos para a formação de uma epistemologia da própria formação docente. Os saberes elencados pelos autores encontram constantes pontos de convergência e reciprocidade visando que a formação para a docência requer um olhar para o professor enquanto indivíduo, constituído particular e coletivamente e um pensar sobre a ação prática com vistas à autonomia do mesmo enquanto ser humano e profissional.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

BLOCK, O.; RAUSCH, R. B. Saberes Docentes: Dialogando com Tardif, Pimenta e Freire. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, n. 3, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2014v15n3p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/493. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos