Eficácia na Sala de Aula: Autoavaliação de Professores de Uma Escola Pública

Autores

  • Fabio Luiz da Silva Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologia para Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR. Brasil.
  • Fabiane Tais Muzardo Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História.
  • Ana Luiza Silva Suzuki Universidade Estadual de Londrina, Colégio de Aplicação.
  • Carlos Eduardo Guimarães da Silva Universidade Estadual de Londrina, Colégio de Aplicação.
  • Danielle Santos Universidade Estadual de Londrina, Colégio de Aplicação

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n3p239-243

Palavras-chave:

Ensino. Autoeficácia. Iniciação Científica Júnior. Gestão da Sala de Aula

Resumo

As estratégias utilizadas pelos professores, em sala de aula, podem colaborar para a qualidade do ensino ofertado. Nesse sentido, a pesquisa buscou entender quais estratégias os professores de uma escola pública, localizada no município de Londrina, Paraná, consideram mais eficazes e a frequência com que as praticam. Para isso, tais professores responderam a um instrumento de pesquisa, no qual deveriam se posicionar quanto a sua prática em sala de aula. O diferencial desse estudo, contudo, está no fato de que tanto a confecção do instrumento de pesquisa, como sua aplicação e análise, foram realizadas por alunos de um projeto de Iniciação Científica Júnior, matriculados na mesma escola, em que lecionam os professores participantes. Trata-se, portanto, de dois projetos que correram simultaneamente: um projeto de pesquisa e um projeto de extensão. Quanto à participação dos alunos no projeto, houve significativa evasão. Dos catorze que iniciaram, apenas três concluíram as atividades. Acredita-se que essa evasão tenha relação com a necessidade de leituras e discussões teóricas, em um cenário em que os alunos
acreditam que a pesquisa se baseia, novamente, em atividades práticas e, portanto, mais dinâmicas. Quanto aos dados coletados no instrumento de pesquisa, pode-se perceber que existe um otimismo dos professores em relação às estratégias empregadas em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino. Autoeficácia. Iniciação Científica. Gestão da Sala de Aula

Abstract
Strategies used by classroom teachers can contribute to the quality of offered teaching. In this sense, this research aimed to understand what strategies teachers from a public school located in the city of Londrina, Paraná, consider more effective and the frequency they practice the same. For this, the teachers answered a research instrument, in which they had to state their position on the matter of their practice in the classroom. The differential of this study, however, lies in the fact that both in the research instrument design and its application and analysis were carried out by students of a Junior Scientific Initiation project enrolled in the same school as the participating teachers. They are, therefore, two projects that ran simultaneously: a research project and an extension project. As for the participation of students in the project, there was significant dropout. Of the fourteen who started, only three concluded the activities. It is believed that this evasion is related to the need for reading and theoretical discussions, in a scenario in which students believe that it is a practical, and therefore more dynamic, research. As for data collected in the research instrument, one can see that there is an optimism of teachers in relation to the strategies used in the classroom.


Keywords: Teaching. Self-Efficacy. Scientific Initiation. Classroom Management

Biografia do Autor

Fabio Luiz da Silva, Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologia para Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR. Brasil.

Doutor em História. Professor do Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Unopar. Professor do Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Londrina.

Fabiane Tais Muzardo, Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História.

Doutoranda em História pela UFPR. Professora de História da Unopar.

Ana Luiza Silva Suzuki, Universidade Estadual de Londrina, Colégio de Aplicação.

Aluna de Iniciação Científica Jr.

Danielle Santos, Universidade Estadual de Londrina, Colégio de Aplicação

Aluna de Iniciação Científica Jr

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Publicado

2017-12-14

Como Citar

DA SILVA, F. L.; MUZARDO, F. T.; SILVA SUZUKI, A. L.; GUIMARÃES DA SILVA, C. E.; SANTOS, D. Eficácia na Sala de Aula: Autoavaliação de Professores de Uma Escola Pública. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 239–243, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n3p239-243. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4929. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos