Conversando Sobre Gênero em uma Escola de Educação Infantil: Percepções dos Educadores

Autores

  • Heloisa Gasparotto Kronbauer Centro Universitário Univates, Curso de Psicologia. RS, Brasil.
  • Suzana Feldens Schwertnerb Universidade Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n1p73-81

Palavras-chave:

Gênero, Educação Infantil, educador, formação continuada.

Resumo

Questões de gênero cabem à Educação Infantil? Como os educadores lidam com essas discussões? Pensando nessas e em outras perguntas, foi realizado um grupo focal com oito educadoras de uma escola de Educação Infantil do interior do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2017. Como objetivo geral da pesquisa, buscou-se analisar as percepções de professoras e monitoras de Educação Infantil sobre as questões de gênero. Para tanto, promoveu-se uma discussão sobre gênero, a partir de imagens, reportagens e vivências das profissionais, além de realizar estudo sobre o Projeto de Lei “Escola sem Partido”. O tratamento do material foi realizado a partir da análise de discurso foucaultiano. As educadoras demonstraram que as questões sobre gênero estão fortemente presentes no contexto escolar e se revelam tanto nas brincadeiras infantis, como em conversas com os familiares das crianças. Indicam que se trata de uma questão cultural, política e social, marcada por uma herança de estereótipos e preconceitos, que se perpetuam por meio de comentários, ações e pensamentos. Também, destacaram que as discussões de gênero fazem parte de seus estudos, seja nas graduações, formações continuadas, ou até mesmo aprofundamentos por interesse próprio. Referente ao Projeto de Lei, mostraram desconhecimento sobre a pauta e debateram sobre as possíveis influências dessa no trabalho na Educação Infantil. Percebe-se a importância de estudos nesta área e a necessidade das discussões de gênero fazerem parte das formações dos educadores da Educação Infantil.

Palavras-chave: Gênero. Educação Infantil. Educador. Formação Continuada.

Abstract

Do questions about gender belong to the preschool education? How do educators deal with this discussions? Thinking about this and other questions, a focus group was developed with eight educators from a pre-primary school in the countryside of Rio Grande do Sul during the first semester of 2017. The main research purpose was to analyze the teachers and monitors’ perceptions from preschools about gender. In order to do so, a discussion about the subject was proposed from images, reports, and experiences of the professionals, as well as a study about the bill called “School without political party”. The materials discussion and approach were based on the Foucauldian discourse analysis. The educators showed that the questions about gender are highly present in the school environment and are unveiled by the children’s games  and conversations with their families. It indicates it is a cultural, political and social question, marked by heritage of stereotypes and prejudice perpetuated through comments, actions, and thoughts. Also, it was highlighted that the discussions about gender are part of their researches, in the undergraduate courses, continuous trainings or even in studies performed for personal interests. Regarding the bill, they showed a lack of knowledge about the issue and debated on the possible influences of it in the Preschool work. It is noticeable the importance of studies  in this area and the necessity that the discussions about gender be part of the preschool educators’ qualifications.

Keywords: Gender. Preschool. Educator. Continuous Training.

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Publicado

2018-03-30

Como Citar

KRONBAUER, Heloisa Gasparotto; SCHWERTNERB, Suzana Feldens. Conversando Sobre Gênero em uma Escola de Educação Infantil: Percepções dos Educadores. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 73–81, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n1p73-81. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4901. Acesso em: 20 abr. 2024.

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Artigos