Refletindo sobre a Evasão em um Curso Técnico do Pronatec

Autores

  • Caio Ruano da Silva
  • Beatriz Rios Pimentel
  • Kyria Rebeca Finardi

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n3p%25p

Resumo

Este estudo teve, como objetivo principal, refletir sobre evasão em geral e a evasão no contexto de um curso técnico do PRONATEC, em particular. Outro objetivo do estudo é fazer sugestões, baseadas na análise do estudo, sobre formas de evitar ou diminuir a evasão nesse contexto. O estudo foi realizado no âmbito de um curso Técnico em Administração e analisou dados de entrevistas com dez participantes, triangulando os dados com notas de observação do curso e análise documental. Os resultados sugerem que fatores relacionados ao estudante, como concomitância com ensino médio e necessidade de trabalhar, são possíveis causas da evasão. Em relação aos aspectos da escola, os resultados apontaram que metade dos entrevistados caracterizam as aulas como sendo muito teóricas. Outro fator que pode estar relacionado à evasão é falta de acompanhamento, pela escola, dos alunos faltosos ou daqueles que param de frequentar as aulas. A instituição investigada não procurou nenhum dos alunos, mesmo depois de eles terem parado de frequentar o curso. Por fim, no contexto específico do curso Técnico em Administração do PRONATEC, os evadidos se dividem em dois grupos: (1) estudantes que não se identificam com o curso e (2) os que abandonaram o curso após serem aprovados em cursos superiores. As implicações desse estudo permitem sugerir que medidas como acompanhamento pedagógico e familiar, além da implementação de aulas mais práticas, voltadas para as exigências do mercado, podem ser adotadas como tentativas de garantir a permanência dos alunos no curso.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

DA SILVA, Caio Ruano; PIMENTEL, Beatriz Rios; FINARDI, Kyria Rebeca. Refletindo sobre a Evasão em um Curso Técnico do Pronatec. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, n. 3, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2014v15n3p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/490. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos