Interrelação entre os Turnos na Educação (em Tempo) Integral: Estudo de Caso

Autores

  • Sheila Cristina Monteiro Matos

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n3p%25p

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar a interrelação turno e contraturno nas práticas educativas da Escola Municipal Visconde de Itaboraí, em Duque de Caxias, a partir da implementação do Programa Mais Educação/Mais Escola. No trabalho de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, técnicas de observação e pesquisas em registros. Para análise, discutem-se os resultados com a epistemologia dos saberes docentes de Tardif. Em síntese, verificou-se que a interrelação dos turnos é um dos maiores obstáculos para efetividade das práticas educativas. Assinalam-se ainda avanços e desafios. Como avanços, percebemos que as atividades do contraturno melhoram a autoestima desses alunos que os encorajam a persistir no aprendizado, refletindo em seus processos educativos. Como desafios, destacamos a limitação do Programa em não atender todos os alunos matriculados na escola e a necessidade de se fomentar momentos para planejamento e para trocas de experiências entre professores e monitores.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

MATOS, S. C. M. Interrelação entre os Turnos na Educação (em Tempo) Integral: Estudo de Caso. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, n. 3, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2014v15n3p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/487. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos