Ansiedade Versus Alterações do Padrão de Sono-Vigília em Estudantes de Medicina

Autores

  • Luciana Paes de Andrade Universidade Anhanguera-Uniderp.
  • Alessandra Penteado de Souza Universidade Anhanguera-Uniderp
  • Ana Fávia Penteado Souza Universidade Anhanguera-Uniderp
  • Gabriela Tomasi Batiston Universidade Anhanguera-Uniderp
  • Giovanni Pereira Camacho Roque Universidade Anhanguera-Uniderp
  • Jéssica Yara Ferreira Silva Universidade Anhanguera-Uniderp
  • Juliana Gusso Salturi Universidade Anhanguera-Uniderp
  • Maria Fernanda Baldasso Universidade Anhanguera-Uniderp
  • Robson André de Souza Moraes Universidade Anhanguera-Uniderp
  • Leda Márcia Araújo Bento Universidade Anhanguera-Uniderp
  • Tânia Salum Universidade Anhanguera-Uniderp

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n3p232-238

Palavras-chave:

Ansiedade, Estudantes de Medicina, Qualidade de sono, Sonolência, Aprendizado baseado em problemas

Resumo

O Curso de Medicina está associado com níveis elevados de ansiedade e de qualidade do sono ruim, refletindo nos profissionais da área da Saúde, que ocupam o terceiro lugar da classificação com maior intensidade de estresse. Estudos relatam que estudantes de medicina dormem menos durante a semana, e por consequência, há diminuição no desempenho acadêmico. Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade do sono e sonolência/insônia relacionadas com a ansiedade entre os estudantes de Medicina das Universidades Anhanguera Uniderp e Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande/MS, em 2016. Após a aprovação do CEP, iniciou-se a coleta de dados através de questionários, entre maio a junho de 2016. Foram avaliados 558 alunos da Uniderp e da UFMS do 1º ao 4º ano e se evidenciou que entre os alunos da Uniderp, cursando o quarto período, de acordo com as escalas de Hamilton (Ansiedade) e Epworth (Sonolência), foi significantemente menor do que os alunos que cursavam o primeiro período (teste do qui-quadrado, escala de Hamilton (Ansiedade): p=0,025; escala Epworth (Sonolência): p=0,019, com correção de Bonferroni, p<0,05). O mesmo não foi observado entre os alunos da UFMS (p=0,444 e p=0,392, respectivamente). Em relação ao percentual de alunos com alteração na escala de Pittsburgh (Sonolência), não ocorreu significativamente diferença entre os períodos, em ambas as IES (UFMS: p=0,948; Uniderp, p=0,705). Concluiu-se que, preponderantemente, os acadêmicos das duas instituições apresentam alterações tanto de sono quanto de ansiedade e sonolência excessiva diurna, devendo haver um olhar mais atento a estes quesitos. 

Palavras-chave: Qualidade de Sono. Sonolência. Aprendizado Baseado em Problemas.


Abstract
The Medical school is associated with high levels of anxiety and poor sleeping quality, reflecting in the health professionals’ health, who occupy the third place of the classification with greater intensity of stress. Studies reported that medical students sleep less during the week, and consequently decreases their academic performance. The purpose of this study was to evaluate the quality of sleeping and anxiety related to sleepiness/insomnia among medical students of Uniderp and the Federal of Mato Grosso do Sul Universities, in Campo Grande-MS, in 2016. The data collection was started through questionnaires between May and June of 2016. The study evaluated a total of 558 students from the both universities from the 1st to the 4th period. It was evidenced that among the Uniderp students, those in the fourth period obtained results of the Hamilton (Anxiety) and Epworth (Sleepiness) scales significantly lower than the students who attended the first period (chi-square test, Hamilton’s scale (Anxiety): p = 0.025; Epworth scale (Sleepiness): p = 0.019, with Bonferroni correction, p <0.05). The same was not observed among UFMS students (p = 0.444 and p = 0.392, respectively). In relation to the percentage of students with changes in the Pittsburgh scale (Sleepiness), there was no significant difference between the periods in both universities (UFMS: p = 0.948; Uniderp: p = 0.705). It was concluded that the academics of both institutions present alterations in sleeping , anxiety and excessive daytime sleepiness, and there should be a closer look at these questions.


Keywords: Sleeping Quality. Somnolence. Problem-Based Learning.

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Publicado

2017-12-14

Como Citar

ANDRADE, Luciana Paes de et al. Ansiedade Versus Alterações do Padrão de Sono-Vigília em Estudantes de Medicina. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 232–238, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n3p232-238. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4861. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos