Educação à Distância: uma Nova Perspectiva na Formação do Docente no Ensino Superior

Autores

  • Marcela Camargo de Souza
  • Elizabete Custódio da Silva Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n3p%25p

Resumo

Este artigo objetiva refletir o papel do professor no processo ensino aprendizagem da Educação à Distância, procurando identificar como o aluno aprenderá e de que forma essa aprendizagem será significativa. Além disso, o artigo tenta identificar as funções desses professores na modalidade à distância da atualidade, inseridos em uma sociedade considerada da informação, em que o professor desempenha múltiplas funções, diferente do ensino convencional, no qual o professor era o detentor do saber e o aluno mero ouvinte, tendo em vista que a prioridade atual é do professor mediador no processo de construção do conhecimento. O respectivo artigo baseou-se em pesquisas bibliográficas, buscando autores pesquisadores do tema na atualidade, bem como importantes documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Decreto nº 5622. Portanto, o enfoque do texto consistiu-se, em um primeiro momento, de uma análise de como ocorre a educação à distância, seguida de uma breve avaliação sobre competências para ensinar, fundamentais a todo professor envolvido nesse processo de educação e, por fim, o novo papel de atuação do professor, visto a partir de agora como professor-tutor.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

DE SOUZA, Marcela Camargo; RIBEIRO, Elizabete Custódio da Silva. Educação à Distância: uma Nova Perspectiva na Formação do Docente no Ensino Superior. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, n. 3, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2014v15n3p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/483. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos