A Afetividade como Fator de Estimulação na Aprendizagem de Alunos com Síndrome de Down em Escolas da Rede Privada, em São Luís, Maranhão

Autores

  • Christiane Valêska Araujo Costa Lima Faculdade Pitágoras de São Luís, Curso de Serviço Social. MA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n1p99-102

Palavras-chave:

Sindrome de Down, Inclusão Escolar, Afetividade, Contribuições.

Resumo

Resumo

O presente estudo apresenta seu foco principal na afetividade como fator de estimulação na aprendizagem de alunos com Síndrome de Down. Trata-se de um estudo de campo, dissertativo, exploratório, quanti-qualitativo, envolvendo 60 professores que trabalham com educação inclusiva, cujo foco da pesquisa foi entender como os professores estão percebendo a afetividade como competência essencial na prática pedagógica.  A relevância do estudo ocorre por contribuir para que os docentes se percebam autores do processo de inclusão de crianças, que apresentam Síndrome de Down, utilizando-se da afetividade como estratégia para motivar os alunos em seu processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Síndrome de Down. Inclusão Escolar. Afetividade. Contribuições.

Abstract

This study focuses primarily on affection as early stimulation on learning of students with Down Syndrome. This is a field of study, argumentative, exploratory, quantitative and qualitative, involving 60 teachers working with inclusive education, whose research focus was to understand how teachers have noticed affection as an essential competence in teaching practice. The relevance of the study takes place to contribute to that teachers see themselves as authors of the inclusion process of children presenting SD, using the affection as a strategy to motivate students in their teaching-learning process.

Keywords: Down Syndrome. School Inclusion. Affectivity Contribution.

Biografia do Autor

Christiane Valêska Araujo Costa Lima, Faculdade Pitágoras de São Luís, Curso de Serviço Social. MA, Brasil.

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão (1997). Mestra em Educação (Universidade Federal do Ceará). Atualmente exerce a profissão de Professora Universitária e Assistente Social em São Luís MA. Tem vasta experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Educação em Saúde. Especializações em Psicopedagogia (2005) e em Estratégia de Saúde da Família (2008). Realiza palestras motivacionais e de relacionamento interpessoal em empresas.Também atua profissionalmente nas seguintes áreas : Desenvolvimento de Projetos nas áreas de Serviço Social e Educação.

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Publicado

2018-03-30

Como Citar

COSTA LIMA, Christiane Valêska Araujo. A Afetividade como Fator de Estimulação na Aprendizagem de Alunos com Síndrome de Down em Escolas da Rede Privada, em São Luís, Maranhão. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 99–102, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n1p99-102. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4817. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos