Teoria e Prática: Notas Sobre Didática e a Pedagogia Histórico Critica

Autores

  • Geuciane Felipe Guerim

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n3p%25p

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de promover uma reflexão crítica sobre o processo de ensino-aprendizagem, a partir da proposta metodológica desenvolvida por Gasparin (2007), que por meio dos passos da Pedagogia Histórico-Crítica visa propor sentido e significado para o “aprender”. Na busca por apontamentos indispensáveis utilizou-se a pesquisa bibliográfica por meio do diálogo com autores que propuseram romper com o estabelecido e propor novas expressões educacionais. Com o propósito de contribuir para uma nova forma de conduzir o processo de ensinoaprendizagem, o presente estudo de abordagem qualitativa tem como objetivo geral propiciar uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica, enfatizando a importância da interação entre professores e alunos na construção de novos saberes, onde partindo do Método Dialético do Conhecimento: prática-teoria-prática, torna-se possível desenvolver uma aprendizagem significativa.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

GUERIM, Geuciane Felipe. Teoria e Prática: Notas Sobre Didática e a Pedagogia Histórico Critica. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, n. 3, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2014v15n3p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/481. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos