A Cultura Escolar e a Formação Continuada Docente: uma Experiência Formativa no Contexto da Escola

Autores

  • Carlos Henrique Martins Torra

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n3p%25p

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir a formação de professores no contexto cultural escolar, na perspectiva da sua complexidade e como espaço privilegiado de conhecimentos e saberes próprios da ação pedagógica docente. Para tanto, o núcleo reflexivo incide, num primeiro plano, sobre a compreensão das diversas perspectivas do conceito de cultura, aproximando a ideia de formação docente e sua fundamental importância no espaço e contexto escolar. Nesse sentido, alargamos a discussão, visando um entendimento mais abrangente acerca de como alguns teóricos alicerçam a reflexão sobre o que seja a cultura escolar. Num segundo plano, foi realizada a apresentação analítica da opção formativa colaborativa de um grupo de professores que compõem a área de Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso em um Colégio de grande porte da cidade de Curitiba, PR. A finalidade, com isso, é verificar como a proposta de formar e reformar a prática docente por meio do conhecimento sistematizado pelo grupo, tendo o contexto específico do Colégio como foco de estudo, contribui para a superação de um tipo de cultura que subjuga àqueles que não se enquadram no modelo cultural próprio de uma sociedade predominantemente reprodutivista.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

TORRA, Carlos Henrique Martins. A Cultura Escolar e a Formação Continuada Docente: uma Experiência Formativa no Contexto da Escola. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, n. 3, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2014v15n3p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/478. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos