Cultura, Imaginário Social e Representações Sociais: o Corpo na História e no Currículo da Educação Física

Autores

  • Felipe da Silva Triani Faculdade Gama e Souza, Instituto de Biociência no Curso de Educação Física. RJ, Brasil.
  • Cristina Novikoff Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Educação do Centro de Formação de Professores. PB, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n1p59-65

Resumo

O objetivo foi analisar o currículo do Curso de graduação de licenciatura em Educação Física da cidade de Duque de Caxias para interpretar as representações sociais sobre corpo nele contidas. Para atingir o objetivo pretendido foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados encontrados são de que as mudanças ocorridas no desenvolvimento da Educação Física acerca do corpo são resultado de desenvolvimentos culturais, que implicaram a transformação social dos grupos e que o currículo do curso analisado institui representações de corpo relacionadas com a ideia de saúde.


Palavras-chave: Corpo. Representações Sociais. Imaginário Social. Formação de Professores.

 

Abstract

The objective was to analyze the  undergraduate degree curriculum  in Physical Education Course of the city of Duque de Caxias to interpret the social representations about the body contained in it. In order to achieve the intended objective, a qualitative research was carried out through bibliographical review and documentary analysis. The results are that the changes that occurred in the  Physical Education development about the body are results of cultural developments that implied the groups’ social transformation and that the curriculum of the analyzed course establishes representations of body related to the idea of health.

 

Keywords: Body. Social representations. Social imaginary. Teacher’s Training.

Downloads

Publicado

2017-05-25

Como Citar

TRIANI, Felipe da Silva; NOVIKOFF, Cristina. Cultura, Imaginário Social e Representações Sociais: o Corpo na História e no Currículo da Educação Física. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 59–65, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n1p59-65. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4769. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos