A Relação entre Letramento e Gêneros Textuais

Autores

  • Edy Simone Del Grossi Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil
  • Bernadete de Lourdes S. Strang Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n1p36-40

Resumo

Este artigo trata da alfabetização, da caracterização do sujeito leitor e do letramento, como parte do universo das salas de aulas, nas quais há vários escritores e poucos leitores. O objetivo principal foi abordar a relação entre o Letramento e os gêneros textuais, para mostrar que é possível fazer essa interação nas aulas práticas desde o Ensino Fundamental I até o Ensino Médio. Isso porque gêneros são conteúdos da Literatura Brasileira e as narrativas textuais continuam encantando crianças e adolescentes em todas as partes do mundo e nas diferentes épocas. Todo leitor conhece o processo da escrita, mas nem sempre faz uso correto da informação dada por ele. Muitas vezes, a leitura não é vista como resultado da aprendizagem, mas como meio para se atingir a esse objetivo. No entanto, na contemporaneidade a aproximação entre letramento e alfabetização não raro tem levado à concepção equivocada de que os dois fenômenos se complementam ou até se fundem. Esses, contudo, são processos diferentes, que se desenvolvem por meio de práticas sociais de leitura e de escrita, e é nesse contexto que emergem os gêneros textuais sugeridos e apresentados nos livros de literatura infantojuvenil. Entender a relação entre o letramento e os gêneros textuais, de modo a provocar impactos na formação docente e na apropriação de práticas letradas significativas é papel primordial da língua materna dentro das políticas públicas atuais. Por isso, saber utilizar os gêneros textuais na propagação dessas leituras permite melhor compreensão da necessidade de se dominar o código escrito.


Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Gêneros Textuais.

 

Abstract

This article deals with language skills, readers’ characterization and literacy as a part of the universe of classrooms, in which there are several writers and few readers. The main objective was to address the relationship between Literacy and textual genres, to show that it is possible to make this interaction in the practical classes from Elementary School I to High School. This is because genres are Brazilian Literature contents and textual narratives continue to enchant children and adolescents in all parts of the world and at different times. Every reader knows the writing process, but they do not always make correct use of the information given by it Often reading is not seen because of learning, but as a means to achieve that goal. However, in contemporaneity the approach between literacy and language skillshas often led to the misconception that the two phenomena complement or even merge each other. These, however, are different processes and are developed through social practices of reading and writing, and it is in this context that the textual genres suggested and presented in juvenile literature books emerge. Understanding the relationship between literacy and textual genres in order to have an impact on Teacher’s education and the appropriation of meaningful literacy practices is a primary role of the mother language within current public policies. So, knowing how to use the textual genres in the propagation of these readings allows a better understanding of the need to master the written code.

 

Keywords: Language Skills. Literacy. Literature. Genres.

 

 

 

Downloads

Publicado

2017-05-25

Como Citar

DEL GROSSI, Edy Simone; STRANG, Bernadete de Lourdes S. A Relação entre Letramento e Gêneros Textuais. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 36–40, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n1p36-40. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4766. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos