Identidades na Infância Contemporânea: Produtividade Pedagógica da Copa do Mundo

Autores

  • Rodrigo Koch

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n3p%25p

Resumo

Esta pesquisa partiu de inquietações relativas à forte presença do futebol na escola e à suposição de certa futebolização da cultura, expressandose nos espaços cotidianos da vida. O objetivo foi mostrar e discutir a futebolização como um processo que atravessa a cultura brasileira contemporânea, com repercussões no currículo, na escola, na vida e nas identidades de crianças e jovens que as frequentam. Supõe-se que estejam em operação pedagogias da futebolização. Através de observações, registros de imagens, entrevistas e conversas informais em duas escolas da região metropolitana de Porto Alegre, foram problematizadas as marcas pedagógicas do futebol, construídas nos mais variados contextos como mídia, família, grupos e comunidades, entre outros, e que repercutem no espaço escolar. A análise procurou mostrar o que a futebolização produz na escola e no currículo, apontando para diversas manifestações como roupas, acessórios e comportamentos, entre outras. O futebol pós-moderno, extremamente midiatizado e espetacularizado, produz constantemente novas identidades. O estudo indica incontáveis efeitos da futebolização, principalmente no Brasil, um país com fortes vínculos e marcas desta modalidade.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

KOCH, Rodrigo. Identidades na Infância Contemporânea: Produtividade Pedagógica da Copa do Mundo. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, n. 3, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2014v15n3p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/476. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos