O Uso da Webquest Como Recurso Para a Compreensão Verbal em Língua Inglesa

Autores

  • Cíntia Pereira dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. PR. Brasil
  • Luciana Idalgo Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. PR. Brasil
  • Alessandra Dutra Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. PR. Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n4p347-354

Palavras-chave:

Webquest, Língua Inglesa, Ensino Médio, Redes Sociais.

Resumo

A utilização de recursos e de ferramentas tecnológicas no ensino de Língua Inglesa tem contribuído para uma prática pedagógica mais próxima à realidade dos estudantes. No entanto, nem todos os professores encontram possibilidades ou têm condições de utilizar ferramentas midiáticas para o preparo de suas aulas e isso decorre de diversos fatores, por exemplo, falta de formação para o uso das TIC, falta de recursos nas escolas, entre outros. Esta pesquisa tem por objetivos discutir a aplicação da ferramenta webquest em turmas do Ensino Médio de duas escolas particulares, situadas no Norte do Paraná, bem como apontar as percepções dos alunos sobre o uso dessa ferramenta na disciplina de Língua Inglesa e verificar se a realização da atividade contribuiu para a melhoria na formação dos alunos. Para isso, utilizou-se a pesquisa descritiva bibliográfica, de campo e analítica. Como resultados, constatou-se que houve apreensão do conteúdo disposto por meio da webquest, bem como a percepção de que esse recurso se mostrou eficaz no processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa. O fato de se propor um novo método para ensinar um conteúdo resultou em mudanças na rotina da sala de aula, mas proporcionou novas experiências aos alunos, fazendo com que tivessem mais autonomia e estivessem no foco de sua aprendizagem, ou seja, trazer recursos tecnológicos para a sala de aula, para ensinar Língua Inglesa, trouxe resultados positivos, tanto para os alunos quanto para o professor.

Palavras-chave: Webquest. Língua Inglesa. Ensino Médio. Redes Sociais.

Abstract
The usage of technological resources and tools in English Language teaching has been contributing to pedagogical practical which is closer to the students´ reality. However, it is not the majority of teachers who are able to use media tools to prepare classes and this probably occurs due to a variety of reasons, such as a lack in ICT usage study, poor resources in schools, and others. This research aims to discuss the application of webquest tool in high school classes from two private schools, located in Northern Parana, and to identify the perception from these students about using webquest in English Language classes and verify if making activities through this tool contributed to a better students’ graduation. For this, a descriptive bibliography, field and analytic research were used. As results, it was found that there was apprehension of content provision through the webquest, as well as, the perception that this technological resource showed itself efficient in teaching-learning process of English Language. The fact in proposing a new method to teach a specific subject resulted in changes in the classroom routine, but it provides new experiences to the students, which they could have autonomy and focus on their learning process. That is, using technological resources in the classroom, to teach English Language, showed positive results, not only to the students but also to the teacher.

Keywords: Webquest. English Language. High School. Social Network.

Referências

.

Downloads

Publicado

2018-01-22

Como Citar

SANTOS, Cíntia Pereira dos; IDALGO, Luciana; DUTRA, Alessandra. O Uso da Webquest Como Recurso Para a Compreensão Verbal em Língua Inglesa. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 347–354, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n4p347-354. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4755. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos