Pedagogia Universitária e Prática Didática: um Relato de Experiência

Autores

  • Samuel José Amaral de Jesus Universidade Estadual de Feira de Santana. BA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n1p118-124

Palavras-chave:

Pedagogia universitária, Docência, Inovação educacional.

Resumo

A Universidade é um espaço que alia conhecimentos, competências e atitudes, em uma conexão direta com a identidade do sujeito. Nesta, o docente tem o papel primordial de mediar a sistematização de conhecimentos, permitindo assim a sua troca e contribuindo para um aprendizado significativo. No entanto, este contexto é marcado por diversas barreiras, principalmente, no que diz respeito às práticas pedagógicas. Com o objetivo de discutir o processo de construção da didática universitária e a importância da inovação, este relato de experiência foi construído a partir de uma microaula ministrada durante o componente curricular Didática do Ensino Superior. Para tal, foi realizada a elaboração da aula, que ocorreu por meio da construção de um plano específico e orientado, o qual culminou na explanação do conteúdo, com práticas condizentes ao tema e o emprego de elementos inovadores. Após a apresentação, foi aberto um espaço para a avaliação do público, que se realizou pela exposição de críticas (ou de análises) sobre os diversos pontos observados. Em suma, a microaula foi uma oportunidade para vivenciar como se planeja e atua no Ensino Superior. Por outro lado, também contribuiu de uma forma significativa para a construção enquanto docente, em relação aos procedimentos metodológicos.

 

Palavras-chave: Docência. Inovação. Didática.

 

Abstract

The university is a space that combines knowledge, skills and attitudes, in a direct connection with the subject’s  identity . In it, the professor has the primary role of mediating the  knowledge systematization, thus allowing its exchange and contributing to meaningful learning. However, this context is marked by several barriers, especially regarding pedagogical practices. With the objective of discussing the construction process of university didactics and the importance of innovation, this experience report was constructed from a micro class taught during the curricular component Didactics of Higher Education. For this, the lesson was elaborated, which was done by means of the construction of a specific and oriented plan, which culminated in the content explanation, with practices consistent with the theme and the use of innovative elements. After the presentation, a space was opened for the public evaluation, which was the exposure of criticism (or analysis) on the various observed points. In short, the  micro class was an opportunity to experience how to plan and act in higher education. On the other hand, it also contributed significantly to the construction as a professor, in relation to the methodological procedures.

 

Keywords: Teaching. Innovation. Didactics.

 

Biografia do Autor

Samuel José Amaral de Jesus, Universidade Estadual de Feira de Santana. BA, Brasil

Bacharel em Biomedicina (Faculdade Nobre de Feira de Santana), Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior (Fundação Visconde de Cairu), Mestrando em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS), Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

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Publicado

2019-04-17

Como Citar

DE JESUS, Samuel José Amaral. Pedagogia Universitária e Prática Didática: um Relato de Experiência. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 118–124, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n1p118-124. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4737. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos