A Educação de Jovens e Adultos e Formação Humana: a Práxis em Questão

Autores

  • João Paulo da Conceição Alves Universidade Federal do Amapá
  • Ana Cláudia Figueiredo Martins Penha Instituto Federal do Amapá
  • Márcia Pereira da Silva Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n2p151-159

Palavras-chave:

EJA/ Ensino Médio. Práticas de Leitura. Formação Política.

Resumo

O presente artigo corresponde a um estudo de caso realizado em uma escola pública em dois bairros periféricos da cidade de Macapá/ Ap. O objetivo foi analisar a relevância das práticas de leitura para formação política de alunos na modalidade EJA, no nível Ensino Médio. Além de uma necessária revisão bibliográfica, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a oito professores desta modalidade de ensino, que lecionavam no Ensino Médio e que desempenhavam suas atividades docentes na escola. A abordagem dos dados foi feita de forma qualitativa e a análise de conteúdo foi a técnica utilizada para a interpretação dos dados. Os resultados da pesquisa de campo demonstraram que alguns docentes desenvolvem práticas variadas/ diversas, tendo a leitura como estratégia, diversificam os materiais didáticos e sua metodologia de ensino, propõem discussões instigantes para que os alunos participem e exponham seus pontos de vista, porém, ainda são frágeis no sentido de uma formação ampliada ou de uma presença sistemática no planejamento de ensino dos professores. Há a ausência de uma compreensão de mundo mais crítica e ampliada devido a problemas pedagógicos e estruturais da escola como a falta de acervo bibliográfico, espaço, e de carga horária, além da indisponibilidade dos alunos para o aprimoramento da leitura.

Palavras-chave: EJA/Ensino Médio. Práticas Formativas. Formação Política. Formação Humana.

Abstract

This article corresponds to a case study carried out in a public school in two peripheral districts of the city of Macapá / Ap. The objective was to analyze the reading practices relevance for the political formation of students in EJA modality, in the High School level. In addition to a necessary bibliographical review, the data were collected through semi-structured interviews applied to eight teachers of this type of teaching who taught in High School and who performed their teaching activities at school. The data approach was carried out in a qualitative way and content analysis was the technique used to data interpretation. The  field research results  have shown that some teachers develop varied / diverse practices with reading as a strategy, diversify didactic materials and their teaching methodology, offer thought-provoking discussions so that students participate and present their points of view, however, they are still fragile in the sense of an expanded formation or of a systematic presence in the teachers’ teaching planning. There is a lack of a more critical and expanded understanding of the world due to the school’s pedagogical and structural problems, such as the lack of bibliographic collection, space and time, and the students' unavailability to improve reading.

Keywords: EJA /High School . Formative Practices. Political Formation. Human formation

Biografia do Autor

João Paulo da Conceição Alves, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPa). É Professor Adjunto A, nível I, e pesquisador na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPa). Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e possui Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2006). É Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Trabalho e Formação Humana (GEFOR), além de Assessor de Pesquisa (Portaria Nº 0416/2017-UNIFAP), ambos na UNIFAP. É associado à ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação), à SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e à ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), da qual é Coordenador da sua seção no estado do Amapá. Participa de projetos de pesquisa nas sub-áreas Trabalho e Educação, Formação Humana e Ensino Médio a partir do Grupo de Pesquisa em Educação, Trabalho e Formação Humana (GEFOR-UNIFAP) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE-UFPa). Sua área de atuação é Trabalho e Educação nas seguintes sub-áreas: Ensino Médio, Pedagogia das Competências e Práticas Pedagógicas, Formação Humana, e Trabalho e Gestão Educacional. Possui artigos publicados em periódicos nacionais e diversos trabalhos publicados em eventos nacionais e internacionais, além de ter produzido alguns capítulos de livros na área da educação.

Ana Cláudia Figueiredo Martins Penha, Instituto Federal do Amapá

É técnica em assuntos educacionais no IFAP. Tem experiência na área de Educação ,com ênfase na educação em comunidades quilombolas e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

Márcia Pereira da Silva, Universidade Federal do Amapá

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2014). Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes (UCAM)(2015), e especialista em "Enfrentamento á violência contra Crianças e Adolescentes"(2016) na Universidade Federal do Pará (UFPa) . Participou do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE-UFPa) e do Programa Institucional Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) (GEPTE-UFPa) (2011-2013). Possui diversos trabalhos publicados em periódico, revistas e eventos nacionais, sendo um capitulo de livro publicado, fruto do nosso trabalho realizado no trajeto do PIBID. Atualmente faz parte do grupo de pesquisa GEFOR(Grupo de Pesquisa em Educação, Trabalho e Formação Humana-UNIFAP).

Referências

ANDRÉ, M.E.D.A. Estudo de caso: seu potencial na educação. Cad. Pesq., v.49, p.51-54, 1984.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9394/96. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2012.

CASTELLS, M. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DOURADO, L.F; OLIVEIRA, J.F. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cad. Cedes, v.29, n.78, p.201-215, 2009.

FONSECA, M. Políticas públicas para a qualidade da educação brasileira: entre o utilitarismo econômico e a responsabilidade social. Cad. Cedes, v.29, n.78, p.153-177, 2009.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FRIGOTTO, G; CIAVATTA M. Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educ. Soc., v.24, n.82, p.93-130, 2003.

GADOTTI, M. Qualidade na educação: uma nova abordagem. Florianópolis: COEB, 2013.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

KUENZER, A.Z. Exclusão includente e inclusão excludente: A nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: LOMBARDI, J.C.; SAVIANI, D.; SANFELICE. J.L. Capitalismo, trabalho e educação. Campinas: HISTEDBR, 2005.

MARTINS, J. A pesquisa qualitativa. In: FAZENDA, I. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2008. p.47-58.

OLIVEIRA, T.C. Formação política e consciência de classe no jovem Gramsci (1916-1920). Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2007.

PÁDUA, E.M.M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas: Papirus, 2004.

SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

VIEIRA, M.C. Memória, história e experiência: trajetórias de educadores de jovens e adultos no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

VÓVIO, C.L. Práticas de leitura na EJA: do que estamos falando e o que estamos aprendendo. REVEJ@, v.1, p.1-108, 2007.

ZIBAS, D.M.L. A reforma do Ensino Médio nos anos de 1990: o parto da montanha e as novas perspectivas. Rev. Bras. Educ., n.28, 2005.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

ALVES, João Paulo da Conceição; PENHA, Ana Cláudia Figueiredo Martins; SILVA, Márcia Pereira da. A Educação de Jovens e Adultos e Formação Humana: a Práxis em Questão. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 151–159, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n2p151-159. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4685. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos