Elaboração e Análise de Textos Científcos: Proposição de Protocolo

Autores

  • Bernadete Lema Mazzafera Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologia para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR. Brasil. http://orcid.org/0000-0002-5041-4629
  • Claudia Regina Furquim de Andrade Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação. SP. PR.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n1p59-65

Palavras-chave:

Ciência. Ensino. Critérios. Pesquisa. Fonoaudiologia

Resumo

Alguns critérios têm sido defnidos como essenciais para garantir a qualidade dos trabalhos publicados, em todas as áreas do conhecimento. A Fonoaudiologia, apesar de ser uma ciência com cerca de 70 anos, tem apresentado uma taxa de crescimento razoável, no Brasil, quando comparada a outras ciências. Este estudo teve como objetivo explorar os elementos, citados pelos autores, como essenciais para garantir a qualidade dos trabalhos publicados, visando a elaboração de um protocolo para análise de textos de pesquisa na área da fonoaudiologia. Para responder ao objetivo proposto, em um primeiro momento foram elaborados dois protocolos pilotos: um para o delineamento de pesquisas qualitativas e um para o delineamento de pesquisas quantitativas, a partir do resultado da elaboração e aplicação dos mesmos, foram estabelecidos novos critérios defnidos com maior objetividade, para serem usados na elaboração de um protocolo, que visasse explorar as pesquisas de abordagem quantitativa na área da saúde. Para isso foram compiladas as defnições e propostas de diversos autores presentes no referencial teórico do estudo. A pesquisa realizada resultou em um protocolo composto por 12 itens e 60 subitens. Acredita-se que o protocolo sugerido possa ser utilizado para elaborar e avaliar trabalhos científcos de abordagem quantitativa a serem utilizados por docentes, discentes e profssionais da área como forma de garantir a qualidade da produção científca publicada em fonoaudiologia e em outras áreas.

Palavras-chave: Ciência. Ensino. Critérios. Pesquisa. Fonoaudiologia

Abstract

Some criteria have been defned as essential to guarantee the quality of published works in all areas of knowledge. Speech therapy, despite being a science about 70 years old, has presented a reasonable growth rate in Brazil when compared to other sciences. This study aimed to explore the elements cited by the authors as essential to guarantee the quality of the published works, aiming at the elaboration of a protocol for the analysis of research texts in the feld of speech and hearing pathology. In order to respond to the proposed objective, two pilot protocols were frst developed: one for the delineation of qualitative researches and one for the design of quantitative researches, from the result of the elaboration and application of the same, new criteria defned with greater objectivity were established to be used in the elaboration of a protocol that aims to explore the researches of quantitative approach in the health area. For this, the defnitions and proposals of several authors present in the theoretical framework of the study were compiled. The research resulted in a protocol composed of 12 items and 60 subitems. It is believed that the suggested protocol can be used to elaborate and evaluate scientifc works of quantitative approach to be used by teachers, students and professionals of the area as a way of guaranteeing the quality of the scientifc production ublished in speech therapy and in other areas.

Keywords: Science. Teaching. Criteria. Search. Speech therapy.

Biografia do Autor

Bernadete Lema Mazzafera, Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologia para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR. Brasil.

Doutora em Linguística – USP-SP. Docente do programa de Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Norte do Paraná.

Claudia Regina Furquim de Andrade, Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação. SP. PR.

Professora Titular do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

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Publicado

2018-03-30

Como Citar

MAZZAFERA, Bernadete Lema; ANDRADE, Claudia Regina Furquim de. Elaboração e Análise de Textos Científcos: Proposição de Protocolo. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 59–65, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n1p59-65. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4676. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos