Percepção dos Alunos de Medicina Quanto a Aprendizagem X Ansiedade na Metodologia Ativa

Autores

  • Leda Márcia Araújo Bento Universidade Anhanguera-Uniderp. MS, Brasil
  • Luciana Paes de Andrade Universidade Anhanguera-Uniderp. MS, Brasil
  • Antonio Sales Universidade Anhanguera-Uniderp. MS, Brasil
  • Alessandra Penteado de Souza Universidade Anhanguera-Uniderp. MS, Brasil
  • Ana Flávia Penteado de Souza Universidade Anhanguera-Uniderp. MS, Brasil
  • Gabriela Tomasi Batistona Universidade Anhanguera-Uniderp. MS, Brasil
  • Giovanni Pereira Camacho Roque Universidade Anhanguera-Uniderp. MS, Brasil
  • Jéssica Yara Ferreira Silva Universidade Anhanguera-Uniderp. MS, Brasil
  • Juliana Gusso Salturi Universidade Anhanguera-Uniderp. MS, Brasil.
  • Maria Fernanda Baldasso Universidade Anhanguera-Uniderp. MS, Brasil.
  • Robson André de Souza e Moraes Universidade Anhanguera-Uniderp. MS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n2p178-182

Palavras-chave:

Ansiedade, Medicina, Aprendizagem baseada em problemas, PBL

Resumo

As metodologias ativas geram estresse na medida em que o estudante é responsável pelo gerenciamento do próprio aprendizado. Na aprendizagem centrada no estudante, o ambiente das discussões ocorre, geralmente, em pequenos grupos em quase todos os cenários. O aluno vivencia tanto suas emoções quanto as de seus colegas. Os aspectos de sua personalidade, suas fragilidades, seu desempenho nos estudos sua capacidade de se adaptar ao grupo podem gerar conflitos internos. A ansiedade causada por estes sentimentos pode ser considerada, por si só, um estímulo estressor e na sociedade moderna vem se tornando algo comum, devido ao estresse e às exigências que o cotidiano traz. O método de ensino “Aprendizagem Baseada em Problemas” (PBL) na formação acadêmica médica acaba sendo mais um fator, que pode causar a ansiedade. Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção dos estudantes de Medicina quanto ao processo de aprendizagem e ansiedade na metodologia de ensino PBL. Os resultados obtidos com base em um questionário modificado, após assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, sugerem que a maioria dos estudantes de medicina de Campo Grande - MS, 64,7% (223) apresenta níveis de ansiedade considerados leve, moderado ou grave. O nível de ansiedade foi baseado na Escala de Avaliação da Ansiedade de Hamilton.

Palavras-chave: Ansiedade. Acadêmicos de Medicina. Aprendizagem Baseada em Problemas. PBL.

Abstract

Active methodologies generate stress because the students are responsible to manage their learning. In student-centered learning, the discussion environment usually occurs in small groups in almost all settings. The students could participate in own experiences and their colleagues. Students’ personality aspects, weaknesses, performance in their ability to adapt to the group can generate internal conflicts. Anxiety caused by these feelings can be considered a stressful stimulus and in the modern society it has become common, due to the stress and the daily life’s demands. The “Problem-Based Learning” (PBL) teaching method in medical academic could be another factor that can cause anxiety. This study aimed to evaluate the learning and anxiety caused by the PBL teaching methodology. The results obtained based on a modified questionnaire, after signing the informed consent, suggest that most medical students in Campo Grande-MS, 64.7% (223) presented anxiety levels considered mild, moderate or severe. Anxiety levels was based on the Hamilton Anxiety Assessment Scale.

 

Keywords: Anxiety. Medical Students. Problem-Based Learning. PBL

Downloads

Publicado

2017-07-24

Como Citar

BENTO, Leda Márcia Araújo et al. Percepção dos Alunos de Medicina Quanto a Aprendizagem X Ansiedade na Metodologia Ativa. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 178–182, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n2p178-182. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4612. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos