Estado da Arte da Educação Matemática Inclusiva: uma Análise a Respeito da Produção Científica

Autores

  • Renata Karoline Fernandes Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Educação Matemática. PR, Brasil.
  • Rosana Figueiredo Salvi Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Educação Matemática. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n2p144-154

Palavras-chave:

Estado da Arte, Educação Matemática, Necessidades Educacionais Especiais

Resumo

Este trabalho destina-se a responder o que foi produzido no Brasil, nos últimos dez anos, em dissertações de mestrado e teses de doutorado, a respeito do tema Educação Matemática Inclusiva. Para este fim, realizou-se um estudo do estado da arte da Educação Matemática Inclusiva, baseado nos resumos e nas palavras-chave de dissertações e teses, que foram selecionadas por meio do banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes e busca em páginas do Google Acadêmico. Por meio deste, percebe-se uma tendência para investigações sobre atividades matemáticas digitais e não digitais, que podem auxiliar na aprendizagem de estudantes com deficiências e necessidades educacionais especiais - NEE, atitudes que favorecem essa aprendizagem, compreensão de processos cognitivos envolvidos na aprendizagem matemática, aspectos da formação docente inicial e continuada voltada para a Educação Matemática Inclusiva. Conclui-se que a Educação Matemática Inclusiva é um campo fértil para a realização de novas pesquisas.

Palavras-chave: Inclusão. Deficiências. Necessidades Educacionais Especiais.

Abstract

The paper attempts to answer: what was produced in Brazil in master’s degree and doctoral theses, over last ten years, regarding the theme inclusion in Mathematics Education? To this end, we carried out a study on the state of the art of Inclusive Mathematics Education, based on the abstracts and keywords of dissertations and theses, consulting the database from Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes and Academic Google webpages. Through this, it is realized a tendency on investigations about digital and non-digital mathematical activities to assist in the students with disabilities’ learning and special educational needs (NEE) and attitudes that promote such learning. Research also seeks to understand the cognitive processes involved in mathematics learning, aspects regarding the initial and continuous Teaching formation focused on Inclusive Mathematics Education . It is concouded that Inclusive mathematics Education is a fertile field for new research.

Keywords: Inclusion. Disabilities. Special Educational Needs.

Downloads

Publicado

2017-07-24

Como Citar

FERNANDES, R. K.; SALVI, R. F. Estado da Arte da Educação Matemática Inclusiva: uma Análise a Respeito da Produção Científica. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 144–154, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n2p144-154. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4609. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos