Interagindo com o Q-Elemento: um Jogo Didático para o Ensino da Tabela Periódica

Autores

  • Josane do Nascimento Ferreira Cunha Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. MT, Brasil
  • Luis Heitor Hayne Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. MT, Brasil
  • Jonas Aguiar Lago Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. MT, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n2p241-244

Palavras-chave:

Ensino, Jogos didáticos e Tabela Periódica

Resumo

Os jogos didáticos são recursos de grande relevância para o ensino, pois estimulam o raciocínio lógico e colaboram com o processo de ensino e aprendizagem de uma forma fácil e divertida. A disciplina de Química é muito importante para a formação da população, porém quando é ensinada como uma coleção de fatos, em que o aluno tem que memorizar as teorias, acaba causando desinteresse e fazendo com que estes não apreciem esta ciência. Nesse intuito, o presente trabalho tem como objetivo relatar como foi a aplicação do jogo didático: Interagindo com o Q- Elemento, elaborado pelos discentes e pela professora da disciplina de Química Geral e Experimental do curso de licenciatura em Física do Instituto Federal de Mato Grosso, campus Pontes e Lacerda. O jogo foi apresentado no primeiro Seminário Integrador para os acadêmicos e docentes do curso, e também na terceira semana da Física no formato de oficina para a comunidade estudantil do campus. O material didático produzido auxiliou no ensino da Tabela Periódica, e os discentes tiveram a oportunidade de aprender jogando. Percebeu-se que o jogo contribuiu, significativamente, no processo de ensino e aprendizagem, de uma forma lúdica e atrativa, fazendo com que os participantes se interessassem mais pelas aulas de Química.

Palavras-chave: Ensino. Jogos Didáticos. Tabela Periódica.

Abstract

Educational games are resources of great relevance for teaching, because they  encourage  the logical reasoning and collaborate with the teaching and learning process in an easy and fun way.  Chemistry  subject  is very important for the formation of the population, but when it is taught as a collection of facts in which the student has to memorize the theories, it ends up causing disinterest and making them not appreciate this science. The purpose of this paper is to report  the didactic game application: Interacting with the Q-Element, elaborated by the students and the teacher of the general and experimental chemistry subject of the Physics Degree of the Federal Institute of Mato Grosso, Pontes and Lacerda Campus. The project was exposed at the First Integrator Seminar for the academics and faculty members, also in the third Week of Physics in workshop format for the campus student community. The didactic produced material helped the Periodic Table Teaching, and the students had the opportunity to learn by playing. It was noticed that the game contributed significantly in the teaching and learning process, in a playful and attractive way, making the participants become more interested in the chemistry classes.

Keywords: Pedagogical Practice. Teaching Materials. Chemistry

Biografia do Autor

Josane do Nascimento Ferreira Cunha, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. MT, Brasil

Professora  EBTT do Instituto Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá Bela Vista, mestre em Geociências, departamento de ensino, área de ensino de química.

Luis Heitor Hayne, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. MT, Brasil

Discente do Curso de Licenciatura em Física no campus Pontes e Lacerda.

Jonas Aguiar Lago, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. MT, Brasil

Discente do Curso de Licenciatura em Física no campus Pontes e Lacerda.

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

CUNHA, Josane do Nascimento Ferreira; HAYNE, Luis Heitor; LAGO, Jonas Aguiar. Interagindo com o Q-Elemento: um Jogo Didático para o Ensino da Tabela Periódica. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 241–244, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n2p241-244. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4608. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos