Base de Conhecimento de Professores de Matemática: do Genérico ao Especializado

Autores

  • Geison Mello Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, MT, Brasil.
  • Jeferson Gomes Moriel Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, MT, Brasil.
  • Gladys Denise Wielewski Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. MT, Brasil. Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, MT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n2p126-133

Palavras-chave:

Conhecimento de professores de Matemática, MKT, MTSK.

Resumo

Diversos pesquisadores se apoiaram na premissa de que existe uma base de conhecimentos necessários para se ensinar – knowledge base – para convalidar um corpus de saberes/conhecimentos mobilizados pelo professor no ato educativo, visando sua incorporação em cursos de preparação docente, dando origem a diversos modelos teóricos para descrever o referido conjunto de conhecimento. Entretanto, os modelos mais difundidos na literatura são genéricos e não dizem respeito a determinada disciplina, como a Física, Biologia, Geografia, ou a Matemática. Este artigo tem por objetivo discutir o atual estado do desenvolvimento dos modelos teóricos, que descrevem o conhecimento necessário para um professor ensinar Matemática. Para tanto, realizou-se um estudo analítico-interpretativo de três modelos teóricos, partindo do genérico e culminando no especializado, quais sejam: a tipologia de Lee Shulman, o Mathematical Knowledge for Teaching e o Mathematics Teacher’s Specialized Knwledge. Os resultados indicam que o Mathematics Teacher’s Specialized Knwledge – com seus dois domínios, seus seis subdomínios e as crenças nucleares – é atualmente o modelo teórico que responde com maior profundidade, clareza e consistência interna a pergunta: qual é o conjunto de conhecimentos especializados, que deve ter um professor para ensinar matemática? Este modelo teórico reforça que ser professor de matemática exige a construção de uma gama de conhecimentos que são altamente especializados, o que por sua vez implica em uma formação igualmente especializada, na valorização da profissão e na criação/manutenção de condições adequadas de preparação e trabalho.

Palavras-chave: Conhecimento de Professores de Matemática. MKT. MTSK.

Abstract

Several researchers are based on the premise that there is a knowledge basis necessary to teaching to validate a corpus of knowledge mobilized in the Teacher’s practice, aiming at their incorporation into Teacher’s preparation courses, giving rise to different models to describe such set of knowledge. However, the most widespread models in the literature are generic and do not relate to a particular discipline, such as Physics, Biology, Geography or Mathematics. This article aims to discuss the current state of development of theoretical perspectives on the knowledge necessary for a mathematics Teacherr. To do so, an analytical-interpretative study was performed of three theoretical models, starting from the generic and culminating in the specialized, that are: the typology of Lee Shulman, the Mathematical Knowledge for Teaching and the Mathematics Teacher’s Specialized Knwledge. The results indicate that Mathematics Teacher’s Specialized Knwledge - its two domains, its six subdomains and nuclear beliefs - is the theoretical model that responds in greater depth, clarity and internal consistency the question: what is the set of specialized knowledge that is necessary to develop a mathematics Teacher? This theoretical model reinforces that being a mathematics Teacher requires the construction of a range of knowledge that is highly specialized, which in turn implies an equally specialized training, in the valuation of the profession and in the creation / maintenance of adequate conditions of preparation and work.

Keywords: Mathematics Knowledge Teacher. MKT. MTSK.

Biografia do Autor

Geison Mello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, MT, Brasil.

Possui Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Física (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2013) ambos pelo Programa de Pós-Graduação Física Ambiental (PGFA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), área de Mudanças Climáticas Globais, linha de pesquisa Análise e Modelagem de Processos Ecofisiológicos, com enfoque em Teoria dos Sistemas Dinâmicos Não Lineares. Atualmente é professor de Física no Campus Cuiabá do Instituto Federal de Mato Grosso (CBA IFMT), Bolsista do Programa de Valorização da Produtividade de Pesquisa (PROPES IFMT) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Acadêmico (PPGEn IFMT)

Downloads

Publicado

2017-07-24

Como Citar

MELLO, Geison; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; WIELEWSKI, Gladys Denise. Base de Conhecimento de Professores de Matemática: do Genérico ao Especializado. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 126–133, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n2p126-133. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4579. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos