A Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências: Estudo de Caso em uma Escola Particular de Teresina-PI

Autores

  • Tatiane Rodrigues da Silva Soares Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Natureza. PI, Brasil.
  • Alessandro Augusto de Barros Façanha Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. RN, Brasil.
  • Fernando Henrique Cardoso Instituto Federal do Mato Grosso, Campus São Vicente, Centro de Referência de Jaciara. MT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n1p110-117

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação. Processo de ensino-aprendizagem. Formação do professor. Novas metodologias de ensino.

Resumo

Diante da atual realidade vivenciada pela sociedade em face de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e das possibilidades favoráveis que essas oferecem ao processo de ensino aprendizagem, visto alguns documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que regem a Educação Básica, indicarem as TIC como ferramentas eficazes no processo de ensino aprendizagem, surgiu a problemática de tentar entender porque as tão difundidas TIC não são devidamente utilizadas para fins educacionais, em função da aprendizagem dos alunos como poderiam ser. O objetivo desta pesquisa foi investigar a percepção de professores de Ciências acerca do conhecimento e das possibilidades didáticas das TIC na educação. Nesse contexto, a pesquisa compreende um estudo de caso, em que foi observado o perfil do professor de Ciências do Ensino Fundamental e sua prática docente, os sujeitos foram professores do Ensino Fundamental II de uma escola da rede privada. A coleta de dados foi feita através de entrevistas com questionários abertos, os dados foram tabulados e agrupados em quatro categorias de análise. Essas categorias sugiram a partir da leitura das entrevistas, em que  foi feita uma saturação dos conceitos chave existentes nos depoimentos, de forma que as questões levantadas sugeriam uma forma particular de organização das informações obtidas durante o processo de obtenção dos dados. Observou-se com esta pesquisa que se as TIC forem bem aplicadas podem atribuir uma significância ao processo de ensino aprendizagem, e que contribuem significantemente para a motivação e interesse pela disciplina de Ciências.

 

Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação. Processo de Ensino-Aprendizagem. Formação do Professor. Novas Metodologias de Ensino.

 

Abstract

Given the current reality experienced by society in the face of Information and Communication Technologies (ICT) and the favorable possibilities they offer to the teaching-learning process, since some documents such as the National Curricular Parameters (NCP), which rule  the  basic education, indicate ICT as Effective tools in the process of teaching learning, the problem of trying to understand why the widespread ICT are not properly used for educational purposes due to the students' learning as it could be arose. The objective of this research was to investigate the perception of science teachers about the knowledge and didactic possibilities of ICT in education. In this context, the research comprises a case study, where the profile of the elementary school science teacher and his or her  teaching practice were observed, the subjects were elementary school teachers II of a private school . Data collection was done through interviews with open questionnaires, data were tabulated and grouped into four categories of analysis. These categories suggest from the reading of the interviews, where a saturation of the key concepts in the statements was made, so that the questions raised suggested a particular way of organizing the information obtained during the process of obtaining the data. It was observed with this research that if the ICT are well applied they can assign a significance to the process of teaching learning, and that contribute significantly to the motivation and interest for the subject of sciences.

 

Keywords: Information and Communication Technologies. Teaching and Learning Process. Teacher’s Training. New Teaching.

Referências

ATANAZIO, A.M.C.; LEITE, Á.E. Tecnologias da informação e comunicação (TIC) e a formação de professores: tendências de pesquisa. Invest. Ensino Ciênc., v.23, n.2, p.88-103, 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, v. 70, 2009.

CALIARI, K.V.Z.; ZILBER, M.A.; PEREZ, G. Tecnologias da informação e comunicação como inovação no ensino superior presencial: uma análise das variáveis que influenciam na sua adoção. REGE, v.24, n.3, p.247-255, 2017.

CARMO, G.T;, BRANCO, A.L.C. A utilização do método estudo de caso sobre o ensino de ciências naturais para os discentes do ensino fundamental da educação de jovens e adultos. Experiências Ensino Ciênc., v.13, n.2, p.126-143, 2018.

São Paulo: Cortez, 2018.

GREGIO, B.M.A. O uso das TICs e a formação inicial e continuada de professores do Ensino Fundamental da escola pública estadual de Campo Grande/MS: uma realidade a ser construída. Campo Grande: Universidade Católica Dom Bosco, 2005.

SILVA, W.A.; KALHIL, J.B. Tecnologias digitais no ensino de ciências: reflexões e possibilidades na construção do conhecimento científico digital. Technologies in science teaching: reflections and possibilities in the construction of scientific knowledge. Rev Bras. Educ. Ciênc. Educ. Matem., v.2, n.1, p.77-91, 2018.

MORAN, J.M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Inform. Educ. Teor. Prát., v. 3, n. 1, 2000. doi: https://doi.org/10.22456/1982-1654.6474

MORENO, E.L.; HEIDELMANN, S.P. Recursos Instrucionais Inovadores para o Ensino de Química. Quím. Nova na Escola, v.39, n.1, p.12-18, 2017.

NASCIMENTO, A.M.R.; GASQUE, K.C.G.D. Novas tecnologias, a busca e o uso de informação no ensino médio. Inform. Soc. Estudos, v.27, n.3, p.205-218, 2017. doi: https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2017v27n3.32992

SAMPAIO, M.N.; LEITE, L.S. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis: Vozes, 2013.

SCHUHMACHER, V.R.N. Limitações da prática docente no uso das tecnologias da informação e comunicação. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

SILVA, A.A.T. Ensinar e aprender com as tecnologias: um estudo sobre as atitudes, formação, condições de equipamento e utilização nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do Concelho de Cabeiras de Basto. Braga: Universidade do Minho, 2004.

SILVA, T.T. As novas tecnologias e as relações estruturais entre educação e produção. Cad. Pesq., n.87, p.20-30, 2013.

Downloads

Publicado

2019-03-30

Como Citar

SOARES, Tatiane Rodrigues da Silva; FAÇANHA, Alessandro Augusto de Barros; CARDOSO, Fernando Henrique. A Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências: Estudo de Caso em uma Escola Particular de Teresina-PI. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 110–117, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n1p110-117. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4578. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos