Atividades Práticas e Mostra do Conhecimento Sobre a Temática Água no Processo de Ensino-aprendizagem de Ciências na EJA

Autores

  • Cristiane Clara Rodrigues de Morais dos Santos Instituto Federal de Mato Grosso, Campus São Vicente, Centro de Referência de Jaciara. Jaciara, MT.
  • Leandro Carbo Instituto Federal de Mato Grosso, Campus São Vicente, Centro de Referência de Jaciara. Jaciara, MT.
  • Geison Jader Mello Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá. Cuiabá, MT.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n3p326-330

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Água, Mostra do Conhecimento, Aulas Práticas.

Resumo

Desenvolver habilidades é um dos papéis da escola, assim, considera-se a “Mostra do Conhecimento” como uma ferramenta, que possibilita o desenvolvimento de algumas como o crescimento pessoal e a ampliação dos conhecimentos; a ampliação da capacidade comunicativa; mudanças de hábitos e atitudes; o desenvolvimento da criticidade. O objetivo do trabalho foi analisar a importância da participação de alunos da classe de Ensino Fundamental da modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA, em aulas práticas e em uma Mostra de Conhecimento, envolvidos com o tema água, chamadas também de Feira do conhecimento, que servem para a construção e compreensão de conceitos de Ciências. Nesse processo, os materiais alternativos foram utilizados para relacionar teoria e prática, visando o aprendizado significativo. A realização da Mostra do Conhecimento foi um momento de avaliação e reflexão muito gratificante realizada entre os alunos e participantes. Além da coleta de dados, por meio da análise do momento de reflexão foi realizada uma avaliação para análise textual com o conteúdo utilizado para o ensino. A partir das atividades práticas e da Mostra do conhecimento realizadas se pode observar uma ampliação de conhecimentos, no aumento da capacidade comunicativa, no desenvolvimento da criatividade, mais envolvimento e interesse, conduzindo o aluno à apresentação de inovações com experimentos de acessíveis, tais como: material reciclável de descarte, conscientização e reconhecimento dos participantes em relação aos conceitos.


Palavras-chave: Ensino de Ciências. Água. Aulas Práticas.


Abstract
Developing skills is one of the roles of the school, thus, it is considered the “Knowledge Workshop “ as a tool that enables the development of some of them such as personal growth and the knowledge expansion; The expansion of communicative capacity; Changes in habits and attitudes; The development of criticality. The objective of this study was to analyze the importance of the students’ participation of EJA (Youth and Adult Education) modality in practical classes and a Knowledge Workshop involved in the water theme, also known as the Knowledge Fair Serve for the construction and understanding of science concepts. In this process, alternative materials were used to relate theory and practice, aiming at meaningful learning. The realization of the Knowledge Workshop was a very rewarding moment of evaluation and reflection among students and participants. In addition to the data collection through the analysis of the moment of reflection, an evaluation was performed for textual analysis with the content used for teaching. From the practical activities and knowledge workshop carried out, one can observe an increase of knowledge, increase of communicative capacity, development of creativity, more involvement and interest, leading the student to present innovations with accessible experiments, such as Recyclable waste material, awareness and recognition of participants regarding the concepts.


Keywords: Teaching Science. Water. Practical Classes.

Biografia do Autor

Cristiane Clara Rodrigues de Morais dos Santos, Instituto Federal de Mato Grosso, Campus São Vicente, Centro de Referência de Jaciara. Jaciara, MT.

Possui Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Física (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2013) ambos pelo Programa de Pós-Graduação Física Ambiental (PGFA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), área de Mudanças Climáticas Globais, linha de pesquisa Análise e Modelagem de Processos Ecofisiológicos, com enfoque em Teoria dos Sistemas Dinâmicos Não Lineares. Atualmente é professor de Física no Campus Cuiabá do Instituto Federal de Mato Grosso (CBA IFMT), Bolsista do Programa de Valorização da Produtividade de Pesquisa (PROPES IFMT) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Acadêmico (PPGEn IFMT)

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

SANTOS, Cristiane Clara Rodrigues de Morais dos; CARBO, Leandro; MELLO, Geison Jader. Atividades Práticas e Mostra do Conhecimento Sobre a Temática Água no Processo de Ensino-aprendizagem de Ciências na EJA. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 326–330, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n3p326-330. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4576. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos