Quintais Agroecológicos: um Canteiro Fértil para a Germinação e Crescimento do Aprendizado

Autores

  • Fernanda Souza Maria Instituto Federal de Mato Grosso, Campus São Vicente, Centro de Referência de Jaciara. Jaciara – MT
  • Arnaldo Gonçalves de Campos Instituto Federal de Mato Grosso, Campus São Vicente, Centro de Referência de Jaciara. Jaciara – MT Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Agricultura Tropical
  • Isabela Codolo de Lucena Instituto Federal de Mato Grosso, Campus São Vicente, Centro de Referência de Jaciara. Jaciara – MT
  • Jorge Luiz da Silva Instituto Federal de Mato Grosso, Campus São Vicente, Centro de Referência de Jaciara. Jaciara – MT
  • Leandro Carbo Instituto Federal de Mato Grosso, Campus São Vicente, Centro de Referência de Jaciara. Jaciara – MT

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n4p382-387

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, quintais, agroecologia, aprendizagem.

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma intervenção pedagógica com alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Santo Antônio de Pádua, Distrito de Placa Santo Antônio, município de Juscimeira-MT. Os dados foram coletados por meio de questionário de diagnóstico escolar com 14 alunos do 6°, 8° e 9° ano. Antes da aplicação do questionário e considerando os conhecimentos prévios, oito aulas foram ministradas nessas turmas com o objetivo de ampliar os conhecimentos desses alunos no Ensino de Ciências para promover uma relação entre os conteúdos de Ciências e os Quintais Agroecológicos. Durante as aulas foram utilizados vários recursos didáticos, bem como a proposta de realização de uma dinâmica de grupo, debates e, ao final, uma oficina com confecção de cartazes. Os resultados demonstram que as práticas agroecológicas podem ser facilmente executadas, sendo os quintais um excelente espaço a ser explorado pelos alunos e, também, pelo restante da família.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Quintais. Agroecologia. Aprendizagem.


Abstract
The paper presents the results of a pedagogical intervention with students of Elementary School of the Santo Antônio de Pádua School, Santo Antônio de Placa District, Juscimeira-MT municipality. Data were collected through a school diagnostic questionnaire with 14 students from 6th, 8th and 9th grade. Prior to the application of the questionnaire and considering the previous knowledge, eight classes were taught in these classes in order to increase the knowledge of these students in Science Teaching to promote a relationship between Science content and Agroecological Backyards. During the lessons various teaching resources were used as well as the proposal of a group dynamics, debates and at the end a workshop with the posters production. The results obtained demonstrate that agroecological practices can be easily performed, with backyards being an excellent space to be explored by students and also by the rest of the family.

Keywords: Science Teaching. Quintals. Agroecology. Learning.

Downloads

Publicado

2018-01-22

Como Citar

MARIA, Fernanda Souza; CAMPOS, Arnaldo Gonçalves de; LUCENA, Isabela Codolo de; SILVA, Jorge Luiz da; CARBO, Leandro. Quintais Agroecológicos: um Canteiro Fértil para a Germinação e Crescimento do Aprendizado. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 382–387, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n4p382-387. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4572. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos