O Gênero Poema em Sala de Aula: uma Proposta para a Formação de Leitores

Autores

  • Eliane da Silva Deniz Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino
  • Marizete Alves Neves Ten Caten Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino
  • Claudia Lucia Landgraf-Valerio Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino
  • Lucy Ferreira Azevedo Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n4p388-392

Palavras-chave:

Formação de leitor. Gêneros textuais. Poema.

Resumo

O processo de formação de leitores se apresenta como um desafio para toda a comunidade educativa, uma vez que a leitura ainda não faz parte do cotidiano da grande maioria dos discentes. Nesse sentido, este artigo propõe uma reflexão sobre o processo de formação de leitores para a construção de uma aprendizagem significativa, com o objetivo de analisar o caráter interpretativo das ações desenvolvidas pelos sujeitos participantes. Observou-se e descreveram as ações realizadas ao longo do processo da prática pedagógica e os resultados de atividades, que tinham o intuito de formar leitores mediante o trabalho com o gênero poema. Para o desenvolvimento de pesquisa qualitativa optou-se pela participação completa como técnica, uma vez que o pesquisador atuou e se aproximou dos sujeitos de pesquisa na perspectiva de participante. Toda a pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Professora Jada Torres, município de Tangará da Serra - MT, com alunos do 6º ao 9º ano, sob a mediação do professor regente e de acadêmicos de Letras, bolsistas do PIBID. Ao final do trabalho desenvolvido ao longo de dois meses, em sala de aula, com o gênero poema, ficou claro que o planejamento coletivo se apresenta como uma possibilidade de troca de experiências na elaboração de atividades pedagógicas, que contribuam para a formação de leitores críticos.

Palavras-chave: Formação de Leitor. Gêneros Textuais. Poema.


Abstract

The process of formation of readers presents itself as a challenge for the entire educational community since reading is not still part of the daily life of the vast majority of students. In this sense, this article proposes a reflection on the process of formation of readers for the construction of a meaningful learning, with the purpose of analyzing the interpretative character of the actions developed by the participants subjects. The actions carried out throughout the process of pedagogical practice and the results of activities that aimed to train readers through work with the poem genre were observed and described. For the development of qualitative research, it was opted for full participation as a technique, once the researcher acted and approached the research subjects from the perspective of the participant. All the research was developed at the State School Professor Jada Torres, Tangará da Serra-MT, with students from the 6th to the 9th year, under the mediation of the teacher regent and Languages Course scholars, PIBID scholarship holders. At the end of the work developed over two months in the classroom with the genre poem, it was clear that collective planning presents itself as a possibility to exchange experiences in the elaboration of pedagogical activities that contribute to the formation of critical readers.

Keywords: Formation of reader. Textual Genres. Poem.

Downloads

Publicado

2018-01-22

Como Citar

DENIZ, Eliane da Silva; CATEN, Marizete Alves Neves Ten; LANDGRAF-VALERIO, Claudia Lucia; AZEVEDO, Lucy Ferreira. O Gênero Poema em Sala de Aula: uma Proposta para a Formação de Leitores. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 388–392, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n4p388-392. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4571. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos