A Função do Coordenador Pedagógico e sua Mediação no Espaço Escolar

Autores

  • Edenar Souza Monteiro Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT, Brasil.
  • Claudia Botelho da Silva Universidade de Cuiabá. MT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n2p103-107

Palavras-chave:

Coordenador Pedagógico, Ensino – Aprendizagem, Mediação

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar a função do coordenador pedagógico salientando a importância da mediação no espaço escolar. O estudo realizado em uma Escola Municipal de Educação Infantil localizada em Cuiabá-MT. Participaram desta pesquisa cinco professores e um coordenador, que atuam na Educação infantil. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: pesquisa bibliográfica, observação, entrevista semiestruturada. Destarte, o problema da pesquisa se concentrou em investigar em que medida o trabalho do coordenador pedagógico, como mediador no espaço escolar, contribui para a prática docente? Os resultados apontaram que o trabalho desenvolvido pela coordenação pedagógica, permeado pela mediação e diálogo na escola, contribui para a reflexão e tomada de consciência dos professores resultando na melhoria do ensino-aprendizagem. Verificou-se, também, que o coordenador como multiplicador e mediador de conhecimentos é o profissional que transita no pedagógico subsidiando os professores que por sua vez, desenvolve a sua prática, em sala de aula, promovendo uma dinâmica de interação articuladora.

Palavras-chave: Coordenador Pedagógico. Ensino e Aprendizagem. Mediação.

Abstract

This study aimed to investigate the role of the pedagogical coordinator highlighting the importance of the school environment mediation. The study was carried out in a Municipal Elementary School located in Cuiabá city in MT state. Five teachers and one coordinator who work in childhood education took place in this survey. The following data collection tools were used: bibliographic research, observation, semi-structured interview. Thus, the research issue focused on the following investigative question: To what extent does the pedagogical coordinator work, as the school environment mediator, contribute to the teaching practice? The results showed that the work developed by the pedagogical coordination, permeated by mediation and dialogue in the school, contributes to the teachers’ reflection and awareness resulting in the improvement of the teaching-learning process. It was also found out that the coordinator as a knowledge multiplier and mediator is the professional who wanders along pedagogical field supporting teachers who in turn, develop their practice in the classroom, promoting a dynamic and articulating interaction.

Keywords: Pedagogical Coordinator. Teaching and Learning. Mediation.

Biografia do Autor

Edenar Souza Monteiro, Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT, Brasil.

PROFESSORA DOUTORA DO CURSO DE MESTRADO EM ENSINO UNIC CUIABA/MT

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Downloads

Publicado

2017-07-24

Como Citar

MONTEIRO, Edenar Souza; SILVA, Claudia Botelho da. A Função do Coordenador Pedagógico e sua Mediação no Espaço Escolar. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 103–107, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n2p103-107. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4563. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos