Aprender a Aprender: Pelo Método Sintético à Síntese Criativa

Autores

  • Delarim Martins Gomes Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação. MT, Brasil
  • Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT. Brasil
  • Maria Urbana da Silva Centro Universitário Cândido Rondon; e Universidade de Cuiabá, Curso de Pedagogia. MT. Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n4p401-408

Palavras-chave:

Educação. Aprendizagem ativa. Síntese.

Resumo

Na última década do século passado, “aprender a aprender” se notabilizou como um dos pilares para a educação no século XXI. Com suporte nesse pilar, o ensino e a aprendizagem ativa inerente à organização curricular vem ganhando espaço nas pesquisas em educação, contudo, seus benefícios ainda não são perceptíveis na vida acadêmica de estudantes de Pedagogia e, mesmo, de cursos em que o ingresso ocorre mediante processos seletivos com baixa correlação de vagas ofertadas/candidatos inscritos. Em decorrência, docentes da Educação Superior alegam que esses estudantes não têm as competências básicas para realizar o Ensino Superior. Este artigo, mediante exploração de literatura filosófica e da taxonomia de Bloom, revisada, propõe uma metodologia para que estudantes, individualmente, ou em grupo, percorram os seis níveis da taxonomia cognitiva correlacionando-os com cinco dimensões do conhecimento para produzir uma síntese de duas ou mais disciplinas acadêmicas. Trata-se de metodologia a ser aplicada e desenvolvida por docentes/pesquisadores, que se envolvem com os processos ativos de
ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Educação. Aprendizagem Ativa. Síntese.

Abstract
In the last decade of the last century “learning to learn” has become one of the pillars for education in the 21st century. With support in this pillar, the teaching and active learning inherent in curricular organization has been gaining ground in education research, however, its benefits are not still noticeable in the academic life of Pedagogy students, and even courses in which admission takes place through the selective processes with low correlation of vacancies offered / enrolled candidates. As a result, higher education teachers claim that these students do not have the basic skills to undertake higher education. This article, through the exploration of philosophical literature and Bloom’s taxonomy, revised, proposes a methodology for students, individually or in groups, to go through the six levels of cognitive taxonomy by correlating them with five dimensions of knowledge to produce a synthesis of two or more e academic subjects. It is a methodology to be applied and developed by teachers / researchers who are involved with the active processes of teaching and learning.

Keywords: Education. Active Learning. Synthesis.

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Publicado

2018-01-22

Como Citar

GOMES, Delarim Martins; ALMEIDA, Laura Isabel Marques Vasconcelos de; SILVA, Maria Urbana da. Aprender a Aprender: Pelo Método Sintético à Síntese Criativa. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 401–408, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n4p401-408. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4559. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos