Leitura Literária na Escola: a Experiência de Ler Contos de Caio Fernando Abreu

Autores

  • Rosemar Eurico Coenga Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n3p268-274

Palavras-chave:

Leitura, Literatura, Teoria queer

Resumo

O propósito deste artigo foi discutir elementos relacionados com a leitura, a formação de leitores e o ensino de literatura no Ensino Médio. Para realizar esse trabalho foi efetuada uma experiência de leitura dialogada com contos de Caio Fernando Abreu, em turmas de Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino de Cuiabá - MT, com jovens na faixa etária entre 17 e 21 anos. O resultado das oficinas literárias revelou que, a experiência vivenciada durante a prática leitora propiciou observar que a relação leitor-texto foi ampliada, especialmente, pela natureza crítica e provocativa de Caio Fernando Abreu. 

Palavras-chave: Leitura. Literatura. Caio Fernando Abreu.

Abstract

The purpose of this article is to discuss elements related to reading, the formation of readers and the literature teaching in high school. To carry out this work, a dialogical reading experience was performed with tales by Caio Fernando Abreu, in high school classes of a school in the state of Cuiabá - MT, with young people between the ages of 17 and 21. The result of the literary workshops revealed that the experience lived during the reading practice, allowed to observed that the relationship reader-text was amplified, especially, by the critical and provocative nature of Caio Fernando Abreu.

Keywords: Reading. Literature. Caio Fernando Abreu.

Biografia do Autor

Rosemar Eurico Coenga, Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino.

Doutor em Teoria Literária e Literaturas pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino UNIC/IFMT. 

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

COENGA, Rosemar Eurico. Leitura Literária na Escola: a Experiência de Ler Contos de Caio Fernando Abreu. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 268–274, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n3p268-274. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/4557. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos